Sediada na cidade de Pará de Minas-MG, é a comunidade salesiana da Inspetoria São João Bosco que acolhe jovens que trilharam um caminho de amadurecimento da fé e de orientação vocacional proposto pelo SSOV. É referência para os jovens em Discernimento Vocacional, além de, ser centro de acolhida e hospedagem para jovens que desejam conhecer a Vida Salesiana mais de perto. A Casa Valdocco oferece três tipos de atendimentos diferentes: Experiência Valdocco, Aspirantado Salesiano e Voluntariado Vocacional.
Primeira etapa da formação salesiana. Com o pré-noviciado, de fato, começa a formação inicial do candidato que pede para entrar na Congregação Salesiana a fim de dedicar sua vida a Deus no serviço à juventude nos passos de Dom Bosco. Esta primeira etapa formativa pressupõe que o pré-noviço tenha tido anteriormente uma experiência e um período apropriado de crescimento vocacional e amadurecimento humano e cristão, acompanhamento, experiência comunitária exercício na pastoral salesiana, que não se pode deixar de lado. Trata-se de um ambiente com condições adequadas para conhecer a própria vocação, em vista do amadurecimento humano e cristão. Essa fase formativa tem duração de 1 ano.
Segunda etapa da formação inicial salesiana. Com o Noviciado o jovem é iniciado na experiência religiosa salesiana, vivendo de modo efetivo e afetivo com Salesiano de Dom Bosco. Destina-se a que o noviço conheça melhor a própria vocação e a missão da Congregação Salesiana. É um tempo em que o noviço conhece mais a fundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e a Congregação. E essa é também uma oportunidade de ser conhecido mais profundamente por ela. Essa etapa tem duração de 365 dias.
Após a Primeira Profissão Religiosa, o Neo Professo vive o tempo do Pós-Noviciado; um período de três anos em que se dá continuidade ao processo do Noviciado, favorecendo o amadurecimento na identidade pessoal, na fé, na vocação salesiana, na competência intelectual, cultural, profissional e na progressiva participação da missão salesiana. Com a Consagração, o irmão continuará a viver a dimensão do discernimento vocacional, aprofundando na vivência religiosa e maturação de sua vocação específica, amparado pela comunidade formadora. É uma fase de maiores responsabilidades, maior conhecimento das realidades inspetoriais e contato com a sociedade
O Tirocínio é a oportunidade de colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria durante as etapas anteriores de formação. São dois anos de atividades práticas, por meio das quais o Salesiano Consagrado desenvolve o trabalho pastoral-pedagógico nas presenças salesianas em nossa Inspetoria. O apostolado educativo-pastoral ocorre na área da ação social, no ensino superior e médio e fundamental, ou até mesmo na formação de jovens que aspiram ser salesianos. O Tirocinante tem em vista a síntese pessoal, no confronto vital e intenso com a ação salesiana, com as dimensões espiritual, humana, intelectual e comunitária. Tem o auxílio fraterno e formativo do diretor da comunidade educativo-pastoral, o qual possibilita viver de forma autêntica esta fase. Contudo, o Tirocínio tem por finalidade ajudar o irmão a perceber que, junto à comunidade, ele está na missão para contribuir na evangelização e educação dos jovens. Tirocínio é presença, por isso, os que vivem esta fase, fazem a experiência rica de Deus, da missão salesiana, de estar com os jovens, da vida comunitária, na qual se preparam para a próxima etapa formativa, a qual é mais específica da vocação salesiana.
Formação Específica do Salesiano de Dom Bosco:
Saiba como se tornar um religioso salesiano
dedicando sua vida em favor dos jovens mais pobres.
"Ser Salesiano é seguir Cristo nos passos de Dom Bosco, fortalecendo a comunidade fraterna, a missão apostólica junto aos jovens na formação e evangelização"
“Respondi "sim" a Deus, quem me chamou na sua imensa bondade. Ele sempre esteve comigo na minha vida e eu procurei ficar no coração dele e na vida dos jovens. Deus, os salesianos e os jovens são a minha felicidade de hoje depois de muitos anos do meu primeiro sim a Ele e aos jovens. Convido-te para que responda teu "sim" e seja feliz com a graça de Deus e a vida dos jovens.”
"Ser salesiano, para mim, é motivo de alegria. Pois acredito que, auxiliando a educação e evangelização dos jovens, contribuo de modo positivo para construção de um mundo mais fraterno, solidário e responsável, onde haverá uma relação mais respeitosa e harmoniosa entre o ser humano e todas as criaturas, incluindo a preservação sustentável do meio ambiente."
"Sentir-se chamado ao estilo salesiano é trilhar o caminho iniciado por São João Bosco que acreditou no jeito de Deus agir a partir de identidades juvenis. Ser salesiano, portanto, sempre foi a materialização da teologia do encontro: com os jovens, aonde Deus nos espera; com os irmãos, lugar de revisão de vida e propósitos evangélicos; comigo mesmo e as minhas possibilidades de não envelhecer o espírito..."