Os aprendizes do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia participaram de uma palestra sobre violência contra a pessoa idosa, que trouxe dados, informações e sanou dúvidas. A atividade faz parte da mobilização nacional que acontece com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento aos diversos tipos de agressão à essa população.
Além da violência física, a campanha também conscientiza para outros tipos de violações, como: abuso psicológico, discriminação, negligência, abandono, abuso financeiro e violência sexual. A palestra foi conduzida pelo assistente social e voluntário do CESAM Goiânia, Gleiçon Bruner Silva. Ele explica que tanto a mobilização quanto o tema são desconhecidos por grande parte da população pelo fato de não haver visibilidade para o assunto. “O combate à violência contra a pessoa idosa é extremamente relevante e precisa ganhar cada vez mais espaço para que consigamos de fato proteger estas pessoas”.
O assistente social reforça a importância de trazer o tema para discussão com os jovens e adolescentes do CESAM, especialmente por estarem em processo de formação cidadã. “Muitos aprendizes moram com avós, pais e familiares idosos. Então, a palestra foi uma oportunidade até para que os jovens tenham o conhecimento sobre a legislação e esses tipos de violência. ‘Será que eu mesmo estou cometendo alguma delas?’ Fica essa pergunta para cada um.”
Gleiçon Bruner ressalta a participação dos aprendizes durante toda a palestra e fala da satisfação de ver que eles absorveram as informações. “Eles realmente se envolveram com o assunto, perguntando bastante e também compartilhando suas visões. Com certeza foi um momento de muito aprendizado e que vai fazer a diferença no dia a dia e na vida desses jovens.”
A aprendiz Kaylene Vitória afirma que a atividade foi muito importante para sua formação social e cidadã, pois nunca teve contato como tema. Ela encara a palestra como uma oportunidade de ter acesso a informações que vão a ajudar a colaborar no ambiente familiar e também em comunidade. “Existem algumas umas falas que são uma violência, mas a gente não se importa por já ouvir aquilo há tanto tempo no nosso cotidiano. O evento nos mostrou que não é normal, que é uma violência e é algo que precisa ser denunciado.”
Para o aprendiz Luiz Paulo Souza, a atividade foi um momento de “abrir os olhos” para algo sem muito espaço na sociedade, principalmente entre os mais jovens. “Moro com meus avós e também existem outros jovens que moram com os seus avós. Está na hora de enxergarmos que existem essas violações e que, às vezes, nós mesmos estamos praticando elas. Precisamos começar a prestar atenção nos idosos que podem estar sofrendo essas violências pra alertar, proteger e conscientizar.”
A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues reforça o papel das atividades de formação social que os aprendizes da instituição participam. Ela explica que a palestra sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa está alinhada a importantes pilares institucionais: fortalecimento da família e cooperação para o desenvolvimento. “Com a conscientização da juventude sobre diferentes aspectos das etapas da vida, estimulamos uma relação de respeito e cuidado com as pessoas idosas. E esse é um movimento que contribui para seu ciclo familiar e também sociedade em geral.”