Em uma iniciativa pioneira, o CESAM Minas implementa o Programa Miniempresa em parceria com a JA Minas Gerais. É a primeira vez que a proposta é desenvolvida em uma instituição de aprendizagem profissional.
No Programa Miniempresa os aprendizes criam sua própria empresa do zero, aprendendo e aplicando na prática todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. É uma oportunidade de vivenciar a experiência de ter um empreendimento verdadeiro, onde os aprendizes criam produtos, fazem relatórios, calculam lucro entre outras atividades inerentes ao processo.
A Júnior Achievement é uma das maiores organizações sociais do mundo focada no desenvolvimento de jovens, atuando desde 1919 na preparação de estudantes para o mercado de trabalho através do método "aprender-fazendo".
Os aprendizes do CESAM, no desenvolvimento da proposta, criaram a Miniempresa “Sentidos e Aromas”, voltada para a produção e comercialização de velas aromáticas com óleos essenciais. Todas as etapas do processo, desde a pesquisa sobre os benefícios dos óleos essenciais, a produção das velas - supervisionadas pelos instrutores e também pela segurança do trabalho – até o desenvolvimento do marketing dos produtos e comercialização foram totalmente realizados pelos aprendizes participantes.
O projeto Miniempresa ainda contou com a Feira Miniempresa, evento realizado no Minas Shopping, onde foram montados estandes de todas as Miniempresas das instituições de ensino de Belo Horizonte. A Sentidos e Aromas marcou presença e pôde vender seus produtos para os visitantes, proporcionando aos aprendizes a sensação real de ver o resultado do trabalho realizado na conquista de clientes que elogiaram a beleza e qualidade dos produtos apresentados.
O programa Miniempresa é mais uma realização da parceria de sucesso constituída, junto a JA Minas Gerais, na promoção dos nossos adolescentes e jovens para o mundo do trabalho do futuro, trazendo para perto uma realidade que, por muitas vezes é distante e até excludente. A partir de iniciativas como esta, aliadas ao jeito salesiano de educar e estar presente, podemos desenvolver habilidades e promover nossos jovens a um futuro promissor, abrindo os horizontes para que sonhem e encontrem ferramentas para torna-los realidade.