Além da formação teórica, o Programa de Socioaprendizagem do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia atua em um importante aspecto do desenvolvimento juvenil: o acompanhamento socioeducativo.

A instituição promove uma formação teórica integral associada a diferentes contextos de desenvolvimento dos jovens atendidos. Ela se organiza seguindo as diretrizes do Manual da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e é reconhecida pela qualidade da assistência prestada nos âmbitos: sociopedagógico, empresarial, escolar e sociofamiliar.

A diretora executiva do CESAM Goiânia, Rosângela Rodrigues afirma que o acompanhamento sistemático dos aprendizes também nestes aspectos é fundamental. “É crucial acompanhá-los do início ao fim do contrato. Mais do que cumprir o que é estabelecido por lei, queremos que eles se sintam seguros e amparados para aproveitarem ao máximo o programa. Isso contribui diretamente para fortalecer a autoconfiança, autoestima e autonomia deles.”
O aprendiz Gerson Muniz acredita que o acompanhamento socioeducativo também ajuda a instituição a compreender a realidade dos jovens, que é um fator importante para o desenvolvimento deles. “O CESAM Goiânia atende pessoas e famílias muito diferentes umas das outras. Então, penso que é uma forma dos educadores conseguirem se relacionar melhor com cada um.”  

O Programa de Socioaprendizagem atende jovens e adolescentes de 14a 24 anos, que é um período também de amadurecimento pessoal. A diretora afirma que a proximidade dos educadores da instituição com os aprendizes tem também um papel importante no desenvolvimento socioemocional. “É um período da vida que temos muitas dúvidas e inseguranças. Então, é fundamental que eles contem com a presença de educadores que os escute, compreenda e oriente com seriedade”.

A aprendiz Cecília Taissa acredita que o acompanhamento socioeducativo é muito importante para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes. “É fundamental porque o programa caminha junto com o trabalho, estudos e a família. Isso mostra o quanto o CESAM Goiânia se importa em como está sendo nossa experiência e evolução como um todo. A gente se sente muito acolhido.”

Rosângela Rodrigues explica que a diversidade de profissionais que atuam no programa é um dos fatores que fortalecem o acompanhamento socioeducativo do CESAM Goiânia. Contando com colaboradores especializados em diferentes áreas, a instituição também tem o apoio de voluntários e parceiros sociais que contribuem para a obra social.

Segundo a diretora, o Programa de Socioaprendizagem tem o auxílio de profissionais e empresas das áreas de: psicologia, direito, administração, finanças, serviços sociais e educação. “Dom Bosco tinha muitos benfeitores que o acompanhava na missão. Sempre recorreu a eles para ajudar a manter seus projetos vivos e a todo vapor. Herdamos dele esse legado.”

Os passos de Dom Bosco são a inspiração para aproximar os educadores dos jovens e adolescentes atendidos pela instituição. Rosângela diz este é um princípio que está presente em diversas situações e contextos do dia adia, sendo uma característica importante para dar vida ao CESAM Goiânia. “As dificuldades fazem parte do processo, mas como enfrenta-las é um aprendizado diário. Então, buscamos manter em mente o que Dom Bosco sempre dizia: ‘Eu não quero outra coisa dos jovens, senão que sejam bons e estejam sempre alegres.’ É isso que faz o nosso programa ser tão especial.” 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.