Mais de 1200 pessoas participaram do tradicional Arraiá Ateneu, que aconteceu no último sábado (22/06). O evento já é anualmente aguardado pela comunidade goiana por ser umas das festas juninas renomadas no circuito cultural da cidade.
Além das apresentações dos alunos, a programação do evento contou com comidas típicas, jogos, brincadeiras e duas atrações especiais. O Arraiá do Ateneu Salesiano Dom Bosco recebeu o grupo de quadrilheiros profissional, Renascer e contou com a participação do cantor Arthur Guiliane Ferreira.
Além de uma tradição cultural enriquecedora, a diretora pedagógica Evelyn Rocha afirma que a festa junina é também um instrumento de ensino e de união. “Celebrar o arraiá na escola é uma oportunidade levar o conhecimento sobre costumes e tradições típicas para as crianças, engajar as famílias e envolver toda a comunidade escolar.”
Karlla Khristine Silva é mãe de um egresso da instituição. Ela afirma que não poderia perder a festa junina para que o filho pudesse rever amigos e professores. “Ele estudou no Ateneu Salesiano Dom Bosco por oito anos. Sou muito grata a esta escola que tanto contribuiu para a formação do meu filho, não apenas em conteúdos didáticos mas também na formação humana com valores cristãos.”
A diretora explica que além de festejar, a escola também promove o Arraiá Ateneu para estimular o trabalho em equipe e oferecer aos alunos uma forma divertida de expressar emoções. “Nossa festa junina foi um momento de socialização e de confraternização. Além de possibilitar a iniciativa, liderança e criatividade, ela também fortaleceu a interação e a parceria entre família e escola.”
As turmas da educação infantil ao 9º ano exploraram diferentes músicas, passos e estilos de dança em suas apresentações. Em uma delas, os pais e responsáveis também foram convidados para se apresentarem junto com os filhos.
Paula Roberta Santos é mãe dos alunos João Gabriel Santos (2º ano) e Lis Lacerda Santos (4 anos). Ela afirma que o Arraiá Ateneu é uma alegria para a família, que fica ansiosa o ano todo para participar. “As crianças amam estar aqui e ano que vem tem mais uma entrando na escola pra dançar essa festa. Saber que ensaiaram tantas vezes e poder participar desse momento junto com eles é maravilhoso. A gente vê o sorriso das crianças e a nós também ficamos muito feliz.”
Há três anos participando da festa junina do Ateneu Salesiano Dom Bosco, Letícia Diniz declara o sentimento de felicidade de ter a família reunida neste momento. Mãe do João Pedro Diniz (1º ano) e da Maria Clara Diniz(4 anos), ela ressalta a organização, inclusão e integração do evento. “Eu sou sinceramente muito fã porque é sempre muito bonito. O momento do pai participar com a Maria Clara com certeza vai ficar no coração dela pra sempre.”
Letícia Diniz reforça o acolhimento da instituição em todos os momentos, tanto com os alunos quanto com toda família. “A gente se sente muito querido. Aqui é uma escola que enche o coração de esperança e que a gente gostou bastante desde o primeiro contato.”