No último mês, os estudantes do Ateneu Salesiano Dom Bosco participaram de um conjunto de competições escolares. Elas foram promovidas pelas plataformas de aprendizado digital: Árvore, Matific e Jovens Gênios. As três são ferramentas educativas online que utilizam gamificação e inteligência artificial para contribuir com o desenvolvimento dos alunos em conteúdos estudados nas aulas.
Anualmente, ambas as plataformas realizam suas olímpiadas de conhecimento para desafiar os participantes e estimular o desempenho estudantil. Na última quarta-feira (29/05), os alunos com os melhores desempenhos na Olimpíada Jovens Gênios foram premiados pela plataforma, sendo os 10 primeiros colocados de cada nação (Astra, Yugen e Natuur) e também os três primeiros da classificação geral.
A consulta educacional da Jovens Gênios, Paula Ribeiro explica que o mais importante dentro das olimpíadas não é a alegria e a premiação dos alunos, mas observar o quanto eles estavam aprendendo. “Este é o papel da plataforma: olhar para este aluno de forma singular, porque cada um tem suas particularidades e aprendem de um jeito de diferente. Então, é uma honra ter as portas abertas em um colégio que sabe que a educação transforma vidas.”
A supervisora pedagógica da instituição, Cristina Albuquerque afirma que estes eventos já fazem parte da programação escolar por estarem alinhados ao ensino do Ateneu Salesiano Dom Bosco. “Os alunos ficam muito satisfeitos de aprender com essas ferramentas. Além de contemplarem a Base Nacional Comum Curricular, as plataformas educacionais contribuem para os pilares pedagógicos da rede salesiana.”
A supervisora explica que cada uma das ferramentas tem seus objetivos, características e indicações, mas todas contribuem diretamente para o processo de ensino. “Elas potencializam diversas habilidades, como: linguagens (com a cultura digital), aprendizagem criativa, cidadania global e consciência planetária (com a redução de papel impresso).
Além do aprendizado contextualizado, outros fatores evidenciam os benefícios do uso das plataformas integradas ao ensino escolar regular. As plataformas Árvore, Matific e Jovens Gênios traçam para o estudante uma trilha de aprendizagem personalizada. Elas possuem avaliações contínuas e feedback instantâneo, ajudando a identificar as áreas de dificuldade de cada estudante.
As ferramentas educacionais também permitem que os alunos aprendam a qualquer hora e lugar, proporcionando flexibilidade para se adequar às rotinas individuais e ritmos de aprendizagem. “O uso de tecnologias educativas os prepara para um mundo cada vez mais conectado, desenvolvendo competências essenciais como o uso de ferramentas digitais, autonomia no aprendizado e habilidades de resolução de problemas. Então, elas contribuem muito no processo de ensino”, afirma Cristina.
A supervisora reforça que as plataformas de ensino adotadas pela instituição utilizam algoritmos para adaptar o conteúdo às necessidades específicas de cada aluno, oferecendo um ensino mais personalizado e eficaz. “Elas disponibilizam uma ampla gama de recursos, como vídeos, quizzes, exercícios interativos, batalhas entre os alunos e competições nacionais. Tudo isso enriquece muito a experiência de aprendizado.”