Entre os dias 3 e 9 de novembro, a Inspetoria São João Bosco promoveu o primeiro turno dos exercícios espirituais anuais em Barbacena-MG. Ao todo, 32 salesianos, dentre eles, irmãos, formandos e padres, dos diversos ambientes de missão da inspetoria, participaram do momento. Dom Valter Magno, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, foi o convidado para orientar os exercícios espirituais.
P. Natale Vitali, inspetor salesiano, fez a motivação da abertura, com o tema: “Dom Bosco: nosso modelo na vida mística e na vida de servidores de todos”. Ele ressaltou e contemplou a beleza da vida mística de nosso amado fundador, Dom Bosco. Salientou que por mais de 30 anos, Dom Bosco fez a pé uma viagem de mais de sete horas, de Turim a Lanzo Torinese, para realizar os exercícios espirituais salesianos; prática que aprendeu na convivência com seu diretor espiritual P. Cafasso. E, por fim, desejou que todos fizessemos um bom momento de retiro, no silêncio, na escuta e no diálogo com o Cristo orante e servidor.
Dom Valter Magno, que com muito carinho, disponibilidade e zelo, orientou todo o turno dos exercícios espirituais, partilhou em suas reflexões momentos de muita profundidade espiritual, com temas de muita profundidade e essencialidade para a vida salesiana, como: “a identidade do discípulo”, “o discípulo, um conquistado por Deus”, “Maria, modelo do discípulo”, entre outros.
Dom Valter ressaltou que todos nós fomos e somos conquistados por Deus e como seus discípulos, devemos manter sempre a proximidade com o mestre, sendo pobres de espírito, vivendo na gratuidade, no desapego, sendo sensíveis aos sofrimentos humanos. Homens mansos e humildes, que antes de tudo, se colocam na prática de ouvir Deus e os outros. O bispo ressaltou que o consagrado deve ser uma pessoa de Deus, que cuida das pessoas e não apenas das coisas. Um verdadeiro intercessor do povo diante de Deus.
Os salesianos participantes tiveram momentos privilegiados de encontro com Deus, na fraternidade, na oração da via-sacra, na celebração pelas vocações, entre outros momentos.
Ao final dos exercícios espirituais, P. Natale fez votos de que o momento de espiritualidade vivido durante a semana, nos ajude a voltar ao amor da primeira profissão religiosa. E que precisamos sempre desse amor para retornarmos ao nosso trabalho cotidiano.
Os exercícios espirituais, reza o artigo 91 de nossas constituições salesianas, tornam-se “[...] tempo de revitalização espiritual que Dom Bosco considerava como a parte fundamental e a síntese de todas as práticas de piedade”.
Rezemos por cada um dos salesianos de Dom Bosco, para que com generosidade, sejam para todos, especialmente para os jovens, sinais e portadores do amor de Deus.
Essa notícia foi elaborada pelo Fernando Campos Peixoto, SDB.