Nos últimos dias, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental do Salesiano Goiânia participaram de um encontro dedicado ao fortalecimento da fé. A Manhã de Formação Pastoral foi marcada por momentos de oração, reflexão e troca de conhecimentos e experiências. Promovida pela pastoral escolar da instituição, a atividade enfatizou a importância de vivenciar a fé nas ações do cotidiano com entusiasmo e fraternidade.

De acordo com o coordenador pastoral da Presença Salesiana de Goiânia, Robert Trajano, a formação foi realizada com o objetivo de aproximar ainda mais os estudantes da evangelização e do Sistema Preventivo de Dom Bosco. “Essa é mais uma forma de fazermos a assistência-presença tão característica do nosso carisma salesiano. Trazer os ensinamentos de Jesus aos nossos alunos faz com que eles se tornem cada vez mais pessoas de bem e que enxergam o próximo como um irmão.”
O coordenador explica que trabalhar a evangelização com os estudantes em um momento dedicado à ela é uma oportunidade de contribuir para a evolução espiritual, psicológica, familiar e pessoal de toda a comunidade escolar. “Sabemos que Jesus foi um exemplo de amor a ser seguido e precisamos cada vez mais do amor Dele com todos ao nosso redor. Esperamos muito que, com essas formações, nossos alunos percebam que eles não estão sozinhos na vida e que sempre serão amados por Deus. Assim, conseguimos ter um ambiente escolar muito mais fraterno e educativo.”

A programação da Manhã de Formação Pastoral abordou diferentes aspectos da fé cristã e do carisma salesiano, incluindo momentos direcionados para: reflexão do Evangelho; promoção da salesianidade; incentivo ao protagonismo juvenil; orientações sobre eventos e atividades pastorais. Os estudantes também foram motivados a participarem da Juventude Missionária Salesiana (JMS), conhecendo o poder transformador do voluntariado cristão. De modo especial, os jovens puderam dedicar um tempo para refletir, orar e dialogar com Deus, se recolhendo individualmente em um local por alguns minutos.

“A formação pastoral é muito importante para uma instituição salesiana diante do propósito de São João Bosco em não só formar os jovens humanamente, mas também espiritualmente. Então, essa manhã é um encontro muito especial porque ela segue os ensinamentos dele de apresentar Deus aos jovens e conduzi-los nessa jornada espiritual. Na primeira parte, nós fizemos um breve momento de oração e depois cada um ficou livre para digerir tudo o que haviam acabado de ouvir e rezar. Posteriormente, todos fomos para a capela apresentar nossos pensamentos e sentimentos ao Senhor”, explica o professor de ensino religioso do Salesiano Goiânia, Pedro Henrique Antunes.
Após o intervalo, com um café da manhã partilhado entre os estudantes, os alunos participaram de uma gincana de incentivo à fraternidade e trabalho em equipe. Sophia Maria Matinhom está no 9ª ano e elogia a iniciativa do Salesiano Goiânia em promover uma atividade pastoral diferente e envolvente para os estudantes. “No dia a dia do colégio, a gente já tem as acolhidas salesianas, que são momentos de oração. Mas essa manhã de formação foi dedicada para aprender um pouco mais sobre a Palavra e sair um pouco da rotina de estudos da escola. Acredito que foi uma oportunidade para a gente refletir um pouco sobre os ensinamentos de Cristo e também sobre a nossa própria vida. Foi uma manhã muito boa.”
Robert ressalta a importância de o Salesiano Goiânia promover atividades como a Manhã de Formação Pastoral para a formação integral dos estudantes. “Somos uma escola confessional de uma congregação totalmente dedicada à juventude. Esse encontro é uma oportunidade de conexão mais profunda com os princípios que norteiam a nossa vida e a nossa missão. Para nós, é fundamental irmos sempre além do ensino escolar, incentivando o desenvolvimento da fé, espiritualidade e de valores humanos e cristãos. Mostrando aos nossos alunos o que significa viver os ensinamentos de Cristo no cotidiano, estamos promovendo uma educação para a vida.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.