No mês mariano, a Pastoral do Ateneu Salesiano Dom Bosco celebra e promove a devoção com o projeto Nossa Senhora Auxiliadora em Nossas Casas. Os estudantes da educação infantil ao 9º ano recebem em seus lares uma capelinha com a imagem da Virgem Maria. Junto com suas famílias, as crianças são convidadas e fazerem um momento de oração rezando o terço ou outras devoções marianas.
De acordo com a educadora de pastoral do colégio Vanessa Leite, o projeto contribui para fortalecer a devoção e também dos laços familiares através da oração em conjunto. “Para nós salesianos, é um momento muito importante para celebrar, agradecer e pedir a proteção de Nossa Senhora para cada um de nós e nossa comunidade escolar.”
As capelinhas são entregues aos estudantes em um revezamento diário de casa em casa, para que todas as famílias as recebam em seus lares. A educadora explica que os alunos são informados o dia que receberão as capelinhas para que possam organizar a recepção e se preparar espiritualmente. A escola prepara a imagem para ser transportada adequadamente, garantindo sua integridade e respeito. “Esperamos que essa iniciativa traga bênçãos para todos, fortalecendo os laços de amor e devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.”
Luciana Manoel Oliveira é mãe dos alunos Joao Gabriel de Oliveira(2° ano), Carlos Eduardo de Oliveira (1° ano) e César de Oliveira (3 anos). Sua família recebeu a capelinha logo nos primeiros dias da iniciativa e para ela foi uma atividade que reforça valores importantes. “É muito gratificante saber que meus filhos estudam em uma escola que contempla a plenitude do ser humano, pois se preocupa não só com o lado pedagógico, mas também com a formação cristã deles.”
A mãe elogia o projeto do Ateneu Salesiano Dom Bosco e acredita que ele contribui para o desenvolvimento social e espiritual dos filhos. “Essa é uma iniciativa louvável, que possibilita a união familiar para oração e que certamente ficará na memória e nos corações das crianças.”
O projeto Nossa Senhora Auxiliadora em Nossas Casas está alinhado a um dos pilares pedagógicos do colégio: o de salesianidade. Vanessa reforça que as ações pastorais são importantes também para o desenvolvimento de um ambiente mais acolhedor e espiritualmente enriquecedor. “Assim como a Missa de Pais e Alunos e as acolhidas pastorais, o projeto ajuda a fortalecer o senso de comunidade escolar católica”.
Conforme as famílias recebem as capelinhas em suas casas, elas são estimuladas a fazerem uma foto em conjunto para o mural escolar. “Ao final, serão expostas as imagens para promover a união e a espiritualidade comunitária”, explica a educadora. Além do projeto, o mês mariano do Ateneu Salesiano Dom Bosco será celebrado também com a Coroação de Nossa Senhora.