A acolhida diária é um dos momentos mais importantes da rotina escolar dos estudantes do Salesiano Goiânia. Eles iniciam o período com uma oração e reflexão e, semanalmente, as crianças convidam suas famílias para participarem deste momento com elas. Na educação infantil, a acolhida aberta também conta com o projeto Salesianinho de Dom Bosco, dedicado à valorização de virtudes e valores.
Toda sexta-feira, um estudante de cada agrupamento é sorteado para levar um dos valores para casa. Em conjunto com sua família, a criança deve se reunir para conversar e refletir sobre o tema escolhido, preparando uma apresentação para o próximo encontro. Os trabalhos produzidos são socializados com as outras famílias durante a acolhida, criando um momento de reflexão e troca de experiências entre toda a comunidade escolar.
A supervisora pedagógica Cristina Albuquerque explica que as produções sobre cada valor são expostas no mural da educação infantil durante a semana, para que as crianças possam se lembrar dos ensinamentos trabalhados. “Pode ser uma foto, montagem, música, texto ou poema, por exemplo. Fica aberto ao que acharem melhor. A proposta do projeto é promover um momento de partilha entre as famílias, crianças e educadores sobre os valores de Dom Bosco e que devem ser ensinados desde a infância”.
Nayara Isbir é mãe do Gael Isbir (4 anos) e afirma que participar da acolhida é uma forma de acompanhar os ensinamentos passados sobre valores e virtudes para as crianças, podendo também refletir em conjunto. “Teve um dia que achei muito interessante. Uma família abordou como os pais devem lidar nas situações em que as vezes uma criança bate em outra. Não temos que falar para revidar, que infelizmente é o que muitos pais fazem. A gente tem que ensinar que aquilo não está certo e que precisamos amar e perdoar o nosso amiguinho.”
A mãe acredita que o projeto promove momentos que enriquecem muito a relação da comunidade escolar, contribuindo não só para a formação das crianças, mas para o fortalecimento das famílias. “Essa atividade para fazer em casa é muito legal porque trabalhamos juntos, a criança com os pais, e a gente vai construindo ali o que é aquele valor pra nossa família. É uma forma de ensinar para nosso filho o caminho do amor de Cristo.”
O Salesianinho de Dom Bosco trabalha 12 valores e acontece em conjunto com os agrupamentos de três, quatro e cinco anos. Cristina reforça que o projeto é uma das iniciativas que fortalecem a atuação da instituição em prol de uma educação católica de excelência. “Aqui, temos sempre em mente nosso pilar de salesianidade, que é ter um olhar para a promoção da empatia, cuidado e carinho com o próximo. E o projeto trabalha valores muito vinculados a essa relação que temos com o outro.”