Seu imposto impactando vidas
A campanha visa divulgar aos contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu imposto de renda devido aos diversos fundos de amparo social que tenham sido previstos na legislação.
Você sabia que pode destinar de 1% a 6% do seu imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA)?
O FIA é um instrumento legal, que permite à sociedade ajudar crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Até o dia 31 de maio, pessoas jurídicas podem destinar até 1% e pessoas físicas até 6% do valor do Imposto de Renda. Pessoas físicas também podem contribuir na declaração feita em março ou abril, mas o valor cai para 3%.
A Lei Federal 8.069/90 permite a toda pessoa física destinar até 6% do seu imposto de renda devido ao FIA. Para tanto, é preciso que a declaração seja feita somente no formulário completo e que a destinação do IR seja feita no ano-base da Declaração do Imposto de Renda a ser enviada.
Poderá também optar por destinar até 3% do IR devido diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual, conforme a Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012.
Passo a passo
Destine parte do seu Imposto de Renda para o "Fundo da Infância e da Adolescência" e ajude instituições sociais, como os Salesianos, a impactar a vida de crianças e adolescentes.
Ao acessar o programa da Receita Federal, na seção Fichas da Declaração, o contribuinte deve selecionar o tópico: Doações Diretamente na Declaração - ECA e clicar em Novo.
Uma nova aba abrirá para o contribuinte indicar o tipo de fundo (nacional, estadual ou municipal). Basta marcar a opção “municipal” e escolher o município desejado, que o programa já indica automaticamente com o CNPJ do fundo municipal.
A partir daí, você escolhe o valor a ser doado, dentro do limite já indicado pelo sistema da Receita Federal, com base nos rendimentos apresentados.
Por último é preciso selecionar a aba Darf - Doações Diretamente na Declaração, imprimir o documento e pagar até o vencimento.
Agora você pode escolher qual cidade e projeto você deseja direcionar sua doação, e são quatro unidades sociais salesianas que atendem crianças e adolescentes aptas a receber. É só enviar o comprovante de pagamento do Darf, por e-mail, com os dados abaixo, para um dos Conselhos Municipais abaixo:
Campos dos Goytacazes - RJ
E-mail: secretaria.cmpdca@gmail.com
Projeto do Centro Juvenil Salesiano de Campos
Projeto Araribá | Esporte, Cultura e Inclusão social
Pará de Minas - MG
E-mail: casadosconselhos@parademinas.mg.gov.br
Projetos do Centro Juvenil Salesiano Pará de Minas
Projeto Crescer: Primeiro Emprego | Qualificação socioprofissionalizante e Inclusão Social
Projeto Aprender: Desenvolvendo Competências (Alterosa via Fundo) | Acompanhamento escolar
Projeto Benjamim de Oliveira: Arte e Negritude | Formação humana, cidadã e artística-cultural
Projeto Trampolim | Qualificação socioprofissionalizante e Inclusão Social
Palmas - TO
E-mail: cmdca.palmas@gmail.com
Projetos do Centro Juvenil Salesiano de Palmas
Projeto Bom de Bola Bom na Escola | Esporte e Inclusão Social
Projeto Meio Ambiente, Cuidando da Casa Comum | Educação Socioambiental e Inclusão Social
Projeto Saleconect | Qualificação socioprofissionalizante e Inclusão Social
Aparecida de Goiânia - GO
E-mail: assexalunos@gmail.com
Projeto do Oratório Centro Juvenil São Domingos Sávio
Projeto de Integração Social | Acompanhamento escolar, Esporte, Cultura e Inclusão social
Dados pessoais: Nome completo do(a) doador(a), CPF, Identidade (RG), data de nascimento, endereço completo e telefone de contato.
Importante: A indicação do Projeto por e-mail deve acontecer em até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir do 1° dia útil após a data do pagamento do DARF.
Sua doação impacta diretamente a vida de crianças e adolescentes.
Nossos projetos contribuem para a redução do trabalho infantil e da evasão escolar e para a promoção da formação integral.
Você exerce sua cidadania e juntos, todos nós exercemos nosso dever de cuidar e proteger nossas crianças por meio do desenvolvimento de projetos de educação integral, arte e cultura.