CONCURSO DE DESCONTOS POR PERFORMANCE

A Inspetoria São João Bosco, associação sem fins lucrativos, de caráter beneficente, educativo, cultural, de assistência social e de promoção humana, inscrita no CNPJ sob o n.º 33.583.592/0001-70, com sede social na Avenida 31 de Março, n.º 435, Bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte/MG, CEP 30.535-000, conforme Estatuto Social registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, na Comarca de Belo Horizonte, Minas Gerais, no livro A-14 fls. 241, sob o número de ordem 14.775, de 11 de setembro de 1970 e publicado no Diário Oficial de 28 de setembro de 1970, no âmbito de suas atribuições, torna público, nos termos deste edital, as normas e os procedimentos para o PROCESSO DE CONCESSÃO DE DESCONTOS POR PERFORMANCE na anuidade de 2023 após seleção por meio de processo intelectual na unidade do Colégio Salesiano Dom Bosco, situado na Avenida Imbiara, 130, Centro, Araxá - MG.

1.  DAS VAGAS

Por meio deste processo, os interessados poderão se candidatar às vagas das turmas do Novo Ensino Médio mediante o quadro abaixo:

Os descontos serão válidos somente para o ano letivo de 2023 na referida unidade do COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO | ARAXÁ - MG.

A manutenção do desconto para o ano seguinte está condicionada à novo processo seletivo.

 

2.  DAS INSCRIÇÕES

 

Para participar do processo, o(a) responsável deverá se dirigir à SECRETARIA DO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2023, das 9h às 16h30min (anexo II), para preenchimento da ficha de inscrição, portando documento original de identificação com foto (responsável e educando) e 2kg de alimento não perecível para doação a projetos sociais da cidade. O preenchimento da ficha de inscrição é de responsabilidade do responsável do(a) candidato(a) e, em caso de falta, clareza ou inverdade, a mesma será automaticamente invalidada. No ato da inscrição será entregue ao candidato o espelho da ficha que serve como comprovante, juntamente com o número de inscrição. Este será de suma importância para a continuidade do processo avaliativo/classificatório.

 

3.  PROVAS

As provas acontecerão no sábado, 21 de janeiro de 2023, com início previsto para as 8 horas e 30 minutos, tendo o candidato que chegar às dependências da escola com 30 minutos de antecedência para identificação e acomodação, portando documento de identificação com foto e o comprovante da ficha de inscrição. O processo constará de duas provas objetivas, Língua Portuguesa e Matemática, com 5 alternativas de respostas cada, sendo apenas uma verdadeira, seguindo o seguinte modelo:

Para realizar as provas, o candidato poderá utilizar lápis ou lapiseira e borracha. Para preenchimento do cartão resposta, o candidato deverá utilizar, caneta esferográfica, azul ou preta. A prova terá duração de 3 (horas).

Não é permitido, durante o período de realização da prova, sob pena de eliminação do processo:

• Conversas entre candidatos;

• Uso de anotações escritas ou impressas e consulta a livros, celulares, calculadoras e outros aparelhos;

• Utilização de computadores portáteis, réguas, transferidores, compassos, esquadros ou qualquer equipamento que gere vantagem sobre outros candidatos.

O candidato deve assinar a lista de presença, disponível na sala em que realizará a prova, e o cartão resposta, para garantir o registro de sua presença no Desafio Salê 2023. A falta dessas assinaturas pode eliminar a participação do candidato no concurso. O caderno de questões e o cartão resposta devem ser entregues quando terminar a prova.

4. RESULTADOS

O gabarito das provas será divulgado dia 23 de janeiro, a partir das 18 horas e não serão aceitos recursos de qualquer natureza para questões ou qualquer dos critérios de avaliação. O resultado do processo estará disponível no site da instituição, a partir das 18 horas dia 25 de janeiro, como prevê o calendário em anexo.

O desconto não é aplicável a outros serviços/produtos, como material didático, uniformes, oficinas, projetos extraclasse, entre outros. As bolsas são válidas dentro do prazo de matrícula, que será informado na divulgação do resultado. Além desse prazo, as bolsas podem ser recalculadas, reclassificadas ou invalidadas em função da disponibilidade de vagas.

 

5.  DIFERENCIAIS DO CDBA

-    Educação católica de excelência;

-     Professores altamente qualificados;

-    Assistência pedagógica, orientação educacional e atividades motivacionais;

-    Instalações confortáveis e espaçosas;

-    Coordenação atuante e receptiva;

-     Utilização de tecnologias educacionais e metodologias ativas;

-    Programa de bilinguismo (Cambridge);

-    Projetos de Vida, Hands On e Talks;

-    Material didático atualizado e de alta qualidade;

-    Ampla área verde e complexo poliesportivo;

-    Alta performance dos alunos no ENEM e aprovação nas melhores universidades do país;

6.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Serão distribuídos descontos que podem variar entre 25% e 100% do valor da anuidade, não podendo ser cumulativos ou transferidos para outros candidatos. Seguindo critérios de sigilo e segurança, cada candidato, nominalmente, conhecerá apenas o seu resultado.

Este edital contém todas as orientações necessárias a respeito do Desafio Salê 2023. Leia-o com muita atenção. Casos omissos neste edital serão julgados e definidos pelo corpo técnico do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá - MG.

Profa. Wanda Pereira

Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco |Araxá - MG

ANEXO I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1ª SÉRIE | ENSINO MÉDIO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS DE GRAMÁTICA TEXTUAL

 

1.      Análise e compreensão de textos (em prosa e verso, ficcionais e não ficcionais);

2.      Relações entre as partes do texto;

3.      Intertextualidade;

4.      Estruturas textuais (Tipologia textual: narração, descrição e dissertação. Gêneros textuais envolvidos: crônicas, contos, HQs, charges, propagandas, notícias e artigos de opinião);

5.      Identificar a ideia principal e os elementos que a compõem;

6.      Identificar as ideias secundárias e os elementos que as compõem;

7.      Identificar e caracterizar o espaço físico onde se desenrolam os fatos;

8.      Identificar e caracterizar os personagens fisicamente e psicologicamente;

9.      Identificar as estratégias argumentativas;

10.  Adequação discursiva ao contexto (modalidade escrita e modalidade oral, registro coloquial e culto);

11.  Denotação e Conotação;

12.  Identificar o significado de palavras e expressões no contexto;

13.   Interpretar o significado de frases e parágrafos;

14.  Interpretar o uso das linguagens verbal, não verbal e mista.

 

CONHECIMENTOS DE GRAMÁTICA NORMATIVA:

 

1.      Identificar marcas de oralidade em textos escritos;

2.      Teoria da Comunicação: elementos e funções da linguagem;

3.      Fonética e Fonologia; Classificação das palavras;

4.      Estrutura das palavras;

5.      Processos de formação e significação das palavras;

6.      Análise morfossintática de termos essenciais, integrantes, acessórios e isolados da oração;

7.      Análise do período simples e do período composto;

8.      Coordenação e Subordinação;

9.      Estilística: valores semânticos, figuras e vícios de linguagem;

10.  Pontuação: regras básicas e emprego expressivo;

11.  Crase;

12.  Sintaxes de concordância, regência e colocação;

13.  Sinônimos e Antônimos;

14.  Parônimos e Homônimos;

15.  Operações básicas de concordância;

16.  Ortografia: emprego de M, N, Z, S, SS, Ç, X, CH, G, J, usos dos porquês, Onde e Aonde, Mas e Mais, Senão e Se não, Há e A.

17.  Tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre);

18.  Acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;

 

MATEMÁTICA

ÁLGEBRA

 

1.      Compreender o sistema de numeração decimal e suas características;

2.      Reconhecer números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais e suas características;

3.      Reconhecer números fracionários e decimais, sabendo fazer as transformações entre eles;

4.      Comparar e localizar na reta numérica números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais;

5.      Aplicar as operações com números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) em expressões ou situações – problema;

6.      Reconhecer os múltiplos e divisores de um número natural;

7.      Resolver situações problema que evolve conceito de porcentagem, equações de 1º grau, inequações do 1ºgrau e sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis;

8.      Reconhecer e resolver situações problema envolvendo equações do 2º grau, irracionais e biquadradas;

9.      Identificar funções e suas características;

10.  Reconhecer funções do 1º e2º graus nas formas algébrica e gráfica;

11.  Utilizar as razões trigonométricas e os valores notáveis (30º, 45º e 60º) no triângulo retângulo;

12.  Resolver situações - problema utilizando o raciocínio lógico matemático.

13.  Reconhecer e operar, com sequências numéricas, progressões aritméticas e geométricas;

14.  Operar e resolver problemas com probabilidade e análise combinatória;

15.  Resolver e reconhecer questões de conjuntos numéricos.

 

GEOMETRIA

 

1.      Reconhecer e classificar ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo;

2.      Resolver situações problema que envolvam ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo;

3.      Operar com medidas de ângulos;

4.      Reconhecer figuras bidimensionais e tridimensionais;

5.      Resolver situações problema que envolvam Teorema de Tales, Semelhança e Relações Métricas (triângulo e circunferência);

6.      Reconhecer polígonos regulares inscritos e circunscritos e relacionar lados, apótemas e raio;

7.      Calcular o perímetro e a área de figuras planas;

8.      Compreender o sistema métrico decimal e suas unidades fundamentais;

9.      Estabelecer relações entre as unidades de medida;

10.  Operar com o sistema de unidade de tempo e o sistema monetário vigente;

11.  Determinar o volume de sólidos;

12.  Resolver situações problema que envolvam grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

13.  Resolver problemas de equações trigonométricas;

14.  Resolver problemas envolvendo geometria analítica (distância entre pontos, equação da circunferência, área de triângulos).

 

ANÁLISE DE DADOS

 

Ler e interpretar todos os tipos de gráficos e tabelas;

Observar as tendências de uma sequência e prever possibilidades de ocorrência de dado evento;

Trabalhar com árvores de possibilidades;

Utilizar as medidas de tendência central (médias, moda e mediana).

2ª SÉRIE | ENSINO MÉDIO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS DE GRAMÁTICA TEXTUAL

 

1.      Análise e compreensão de textos (em prosa e verso, ficcionais e não ficcionais);

2.      Relações entre as partes do texto;

3.      Intertextualidade;

4.      Estruturas textuais (Tipologia textual: narração, descrição e dissertação. Gêneros textuais envolvidos: crônicas, contos, HQs, charges, propagandas, notícias e artigos de opinião);

5.      Identificar a ideia principal e os elementos que a compõem;

6.      Identificar as ideias secundárias e os elementos que as compõem;

7.      Identificar e caracterizar o espaço físico onde se desenrolam os fatos;

8.      Identificar e caracterizar os personagens fisicamente e psicologicamente;

9.      Identificar as estratégias argumentativas;

10.  Adequação discursiva ao contexto (modalidade escrita e modalidade oral, registro coloquial e culto);

11.  Denotação e Conotação;

12.  Identificar o significado de palavras e expressões no contexto;

13.   Interpretar o significado de frases e parágrafos.

14.  Interpretar o uso das linguagens verbal, não verbal e mista.

 

CONHECIMENTOS DE GRAMÁTICA NORMATIVA:

 

1.      Identificar marcas de oralidade em textos escritos;

2.      Teoria da Comunicação: elementos e funções da linguagem;

3.      Fonética e Fonologia;

4.      Classificação das palavras;

5.      Estrutura das palavras;

6.      Processos de formação e significação das palavras;

7.      Análise morfossintática de termos essenciais, integrantes, acessórios e isolados da oração;

8.      Análise do período simples e do período composto;

9.      Coordenação e Subordinação;

10.  Estilística: valores semânticos, figuras e vícios de linguagem;

11.  Pontuação: regras básicas e emprego expressivo;

12.  Crase;

13.  Sintaxes de concordância, regência e colocação;

14.  Sinônimos e Antônimos;

15.  Parônimos e Homônimos;

16.   Operações básicas de concordância;

17.  Ortografia: emprego de M, N, Z, S, SS, Ç, X, CH, G, J, usos dos porquês, Onde e Aonde, Mas e Mais, Senão e Se não, Há e A.

18.  Tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre);

19.   Acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade.

 

MATEMÁTICA

ÁLGEBRA

1.      Compreensão do sistema de numeração decimal e suas características;

2.      Reconhecimento de Números Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais e suas características;

3.      Reconhecimento de números fracionários e decimais, sabendo fazer as transformações entre eles;

4.      Comparação e localização, na reta numérica, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais;

5.      Aplicação das operações com Números Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) em expressões ou situações– problema;

6.      Reconhecimento dos múltiplos e divisores de um número natural;

7.      Resolução de situações – problema que envolvam o conceito de porcentagem, equações do 1º grau, inequações do 1ºgrau e sistemas de equações do 1ºgrau com duas variáveis;

8.      Reconhecimento e resolução de situações – problema, envolvendo equações do 2º grau, irracionais e biquadradas;

9.      Identificação de funções e suas características;

10.  Reconhecimento de funções do 1º e 2º graus nas formas algébrica e gráfica;

11.  Utilização das razões trigonométricas e dos valores notáveis (30º, 45º e 60º) no triângulo retângulo;

12.  Resolução de situações – problema, utilizando o raciocínio lógico matemático;

13.  Reconhecimento e operação com sequências numéricas, progressões aritméticas e geométricas;

14.   Operação e resolução de problemas com probabilidade e análise combinatória;

15.  Resolução e reconhecimento de questões de conjuntos numéricos.

 

GEOMETRIA

 

1.      Reconhecimento e classificação de ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo;

2.      Resolução de situações – problema que envolvam ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo;

3.      Operação com medidas de ângulos;

4.      Reconhecimento de figuras bidimensionais e tridimensionais;

5.      Resolução de situações – problema que envolvam Teorema de Tales, Semelhança e Relações Métricas (triângulo e circunferência);

6.      Reconhecimento de polígonos regulares inscritos e circunscritos e relacionamento entre lados, apótemas e raio;

7.      Cálculo do perímetro e da área de figuras planas;

8.      Compreensão do sistema métrico decimal e suas unidades fundamentais;

9.      Estabelecimento de relações entre as unidades de medida;

10.  Operação com o sistema de unidade de tempo e o sistema monetário vigente;

11.  Determinação do volume de sólidos;

12.  Resolução de situações – problemas que envolvam grandezas diretamente e inversamente proporcionais;

13.   Resolução de problemas de equações trigonométricas;

14.  Resolução de problemas envolvendo geometria analítica (distância entre pontos, equação da circunferência, área de triângulos).

 

ANÁLISE DE DADOS

 

1.      Leitura e interpretação de todos os tipos de gráficos e tabelas;

2.      Observação das tendências de uma sequência e previsão de possibilidades de ocorrência de dado evento;

3.      Trabalho com árvores de possibilidades;

4.      Utilização das medidas de tendência central (médias, moda e mediana).

3ª SÉRIE| ENSINO MÉDIO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

GRAMÁTICA

 

1.      Vocabulário: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e aspectos semânticos dos vocábulos - polissemia;

2.      Classes de palavras: emprego e flexões, casos particulares;

3.      Os termos da oração;

4.      O período composto por coordenação e subordinação: valores semânticos;

5.      Sintaxe de concordância (nominal e verbal);

6.      Sintaxe de regência (nominal e verbal): casos particulares, função e emprego dos pronomes pessoais e relativos e uso do sinal indicador de crase;

7.      Sintaxe de colocação pronominal;

8.      Sintaxe de pontuação;

9.      Acentuação gráfica;

10.  Ortografia: emprego de letras e problemas gerais da língua padrão.

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

 

MATEMÁTICA

1.      Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos;

2.      Função Linear, Função Afim, Função Quadrática, Função Modular, Função Exponencial e Função Logarítmica;

3.      Trigonometria;

4.      Contagem e Análise Combinatória;

5.      Probabilidade;

6.      Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares;

7.      Sequências Numéricas e Progressões;

8.      Geometria Espacial de Posição;

9.      Geometria Espacial Métrica;

10.  Geometria Analítica Plana;

11.  Geometria Plana;

12.   Polinômios;

13.   Equações Polinomiais.

ANEXO II - CALENDÁRIO

 

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.