Vocação Salesiana
A Profissão Religiosa é fruto de um encontro de amor entre Deus que chama e o discípulo que responde. Celebrar a Profissão Religiosa dos valores evangélicos de obediência, pobreza e castidade é a expressão mais íntima e profunda do nosso Batismo, é um sinal claro de que, como religiosos, desejamos assumir a vida cristã em grau elevado e com empenho exclusivo. O religioso não é melhor ou superior a nenhum outro cristão, mas, nossa vida consagrada a Deus e ao próximo é testemunho de fé eloquente para um mundo cada vez mais descrente.
Desse modo, no dia 16/01/2022, celebrei, junto com toda a Igreja e a nossa querida Família Salesiana, a minha Profissão Religiosa Perpétua como Salesiano de Dom Bosco. Numa celebração muito bonita, marcada pela simplicidade, alegria e emoção, celebramos a minha entrega definitiva a Deus e aos jovens. Os detalhes de cada rito vivenciado nessa celebração ajudaram a enriquecer e embelezar ainda mais esse momento. O Inspetor salesiano, Pe. Natali Vitale, SDB, presidiu a celebração e acolheu minha Profissão, fazendo as vezes do nosso Reitor-mor. Os demais irmãos, de modo especial o Pe. José Ricardo e Pe. Pedro Trindade, foram testemunhas do meu desejo de entrega solene ao Senhor em prol das juventudes.
O lema de vida escolhido por mim, “feito tudo para todos” (I Cor 9,22), quer ser, ao mesmo tempo, uma profissão de fé e um projeto de vida. Trata-se de uma profissão de fé na medida em que expressa minha firme convicção de que a Profissão Perpétua é resultado da ação conjunta entre Deus e a realidade humana, entre a graça e a natureza. Depois, esse versículo é um projeto de vida, porque me lança inteiramente para a missão, sem nenhum tipo de reserva, seleção ou exclusão.
A Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe Auxiliadora, foi a Mestra de Dom Bosco e dos primeiros Salesianos, sustentando e os conduzindo no caminho de Jesus e do serviço aos jovens pobres e abandonados. Seguindo as pegadas do nosso Pai Fundador e dos irmãos que nos precederam, quero homenagear a Virgem Maria e lhe dirigir sempre as minhas preces.
Leonardo Tadeu, SDB.