Entre os dias 18 e 21 de agosto, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi participaram de uma viagem de estudos que teve como destinos Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Paraguai. A viagem foi acompanhada e coordenada pela supervisora pedagógica do Ensino Médio, Fabíola de Almeida Marques, e pelo professor de Geografia e coordenador da área de Ciências Humanas, Lucas Pereira Campos.
Durante quatro dias, os alunos puderam visitar pontos muito importantes para a geografia e economia do Brasil e da América do Sul, como o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves, a Hidrelétrica de Itaipu e o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. Além disso, puderam aprender um pouco mais sobre questões comerciais, tributos e conversão de moedas em uma visita ao Paraguai.
“Foi uma viagem muito rica. Os alunos puderam aproximar o conhecimento acadêmico, adquirido no Colégio, com a realidade vivenciada, possibilitando uma maior compreensão dos conteúdos estudados em sala. Puderam ter contato com o ambiente da Tríplice Fronteira, questões comerciais entre países e câmbio de moedas. Observaram, também, uma condição climática diferente da que eles vivem”, ressaltou Fabíola.
Para além de reforçar o conteúdo curricular, a viagem de estudos proporcionou aos alunos momentos agradáveis de lazer e alegria, reforçando também valores de companheirismo, amizade e união. Relacionando conteúdo escolar e competências para a vida, todo o aprendizado fica mais fácil.
“Em viagens como essa, você vê presencialmente tudo que aprendeu na sala de aula. Nós saímos dos exemplos dos livros, das imagens e passamos a ter aquele conhecimento como uma experiência de vida”, pontuou a aluna Julia Neiva.