Após o encontro matinal do Fórum do Movimento Juvenil Salesiano (SYM, em inglês), o dia do “SYM Day”, quarta-feira, 2 de agosto, continuou com sua programação na parte da tarde, na cidade do Estoril, com o “Festival SYM”, que tem como lema: “Come, Live, Proclaim” (Vem, Vive e Anuncia).

Quando o ‘Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana’, o Reitor-Mor dos SDB, P. Ángel Fernández Artime, e a Madre Geral das FMA, Ir. Chiara Cazzuola, chegaram à Escola salesiana do Estoril – em que ocorreu a celebração na parte da tarde – imediatamente se deram conta da euforia dos cerca de 9.000 jovens salesianos, de 78 países, presentes na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023). Foi uma como inundação de jovens, rapazes e moças, indo ao seu encontro para recebê-los com festa.

Os jovens salesianos lotaram a Casa salesiana do Estoril num clima típico de oratório salesiano, com jogos, música e muita alegria. Nos estandes e pavilhões do local, os jovens das mais diversas nacionalidades puderam apresentar seus países por meio de esquetes, brincadeiras e apresentações; e, também no palco central, em que ocorreram os diversos momentos preparados pelos organizadores do programa da tarde. Os hinos e canções salesianas, cada um na sua língua de origem, demonstraram a universalidade da mensagem e do carisma salesianos no mundo.

O SYM Day foi uma celebração festiva, e um momento de profundidade e autêntica espiritualidade salesiana. Houve momentos em que o silêncio era absoluto e outros em que as diversas línguas faladas na capela dos salesianos do Estoril se alternavam ritmicamente durante a reza do Terço Vocacional, momento de comunhão e devoção em que os jovens presentes invocavam a Deus, por intercessão de Maria, o acompanhamento das vocações para a Família Salesiana e toda a Igreja.

A tarde inteira transcorreu em meio a expressões espontâneas de alegria e felicidade manifestadas em todos os lugares pelos jovens de todos os países e continentes, e com o Reitor-Mor dos SDB e a Madre das FMA, que compartilharam de maneira autêntica e imediata sua alegria e entusiasmo, testemunhando uma atitude de verdadeira proximidade e sintonia, encontrando-se plenamente à vontade com os jovens, orientando-os e encorajando-os.

No final da tarde, a Casa do Estoril apresentou um espetáculo de dança e música sobre o ‘Sonho dos nove anos’, encenado de forma original e simples.

Após o jantar, servido pelos numerosos voluntários, os jovens ocuparam rapidamente seus lugares no pátio para participar da Vigília de Oração, a partir – desta vez – do «Sonho das Duas Colunas», de S. João Bosco.

Os jovens rezaram pela paz no mundo, pela unidade da Igreja, pela evangelização de outros jovens, pela construção de um mundo melhor, pela salvação de todos. E aguardaram mui ansiosos pelas palavras de encorajamento e orientação quer da Madre Chiara Cazzuola quer do P. Ángel Fernández Artime, através das suas mensagens na tradicional e salesiana "boa-noite".

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.