Dom Bosco sonhava em reunir jovens de diversas partes do mundo, e esse sonho se tornou realidade no dia em que celebramos os 209 anos de nascimento de São João Bosco.
Na belíssima Igreja do Colle Don Bosco, jovens de várias partes do mundo estiveram presentes para celebrar a Eucaristia em memória de Joãozinho Bosco. Foi um dia muito especial para a nossa juventude salesiana e para todos nós, salesianos.
O sonho de Dom Bosco ganhou vida através do seu sucessor, que foi capaz de presenciar o que o próprio Dom Bosco não conseguiu ver: jovens de 94 nações celebrando na terra natal de Dom Bosco, onde ele nasceu e onde agora celebramos a Eucaristia. Foi uma verdadeira festa para nossa família salesiana e para a nossa juventude.
A Inspetoria São João Bosco marcou presença no Sínodo salesiano dos jovens com quatro jovens: três da AJS - Ana, Vinícius e João Pedro - e o jovem salesiano Vanderlei Tonani. Um momento de partilhas, encontros e de elaboração do Documento da Juventude Salesiana, reafirmando a missão e o carisma de São João Bosco, que continua vivo. As intensas reuniões e momentos de reflexão marcaram o Sínodo salesiano dos jovens, reforçando o compromisso com a evangelização e a educação.
Celebrar os 209 anos do nascimento de São João Bosco é renovar a esperança de que o carisma salesiano continue tocando os corações dos jovens e de todos aqueles que fazem parte dessa missão: evangelizar educando e educar evangelizando.
No final da missa, ocorreu a despedida e a renúncia do Reitor-Mor Dom Ángel Fernández Artime.Ele, que por 10 anos guiou a Congregação Salesiana como Reitor-Mor, aceitou o pedido do Papa Francisco e foi nomeado Cardeal e ordenado Bispo. Com isso, de acordo com as normas da Constituição Salesiana, ele deixa o cargo de Reitor-Mor.
Todos os jovens presentes no Colle Don Bosco se despediram emocionados do 10° sucessor de Dom Bosco.
Essa notícia foi elaborada pelo Vanderlei Tonani, SDB.