A Família Salesiana reza pelo descanso eterno do Pontífice Emérito, agradecendo ao Papa Ratzinger por suas expressões de proximidade.
O Papa Emérito, Bento XVI (Marktl, Alemanha, 1927), morreu nesta manhã de 31 de dezembro de 2022, no Vaticano, com a idade de 95 anos.
O Papa Francisco pedira há algum tempo orações por seu Predecessor, pois sua saúde havia decaído.
Ao ouvir a notícia, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, declarou: “recebemos a triste notícia da morte do Papa Emérito Bento XVI. Digo ‘triste’, porque toda perda humana nos deixa a todos perante um vazio; mas, ao mesmo tempo, sua vida foi uma bênção: uma vida longa no tempo, toda doada ao Senhor Jesus a serviço do Evangelho e da Igreja”.
Fernández Artime acrescentou: “um grande Papa foi ao encontro do seu Senhor, um grande credente, um grande teólogo e pensador, um homem capaz de construir pontes de comunicação com os mais díspares filósofos, teólogos e intelectuais. Um Papa respeitado e que será ainda mais apreciado nos anos e décadas por vir; um Homem e um Papa que soube viver com simplicidade e no silêncio. Que o Deus o tenha Consigo. Como Filhos de Dom Bosco e como ele ensinou a todos os seus salesianos, também repetimos: Viva o Papa!”.
Joseph Ratzinger foi eleito 265º Papa da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, no Conclave que se seguiu à morte de São João Paulo II, e tomou o nome de ‘Bento XVI’. Esteve na Sé de Pedro até fevereiro de 2013, quando, em gesto histórico, renunciou ao Pontificado.
OS AGRADECIMENTOS DO REITOR-MOR
Após a renúncia de Bento XVI, em 28 de fevereiro de 2013, o então Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, expressou a sua proximidade ao Papa Emérito: “Nós, Família de Dom Bosco, esparsa por todo o mundo, somos-Lhe profundamente gratos perante este corajoso ato de serviço, do nosso querido Santo Padre; e o acompanhamos com a nossa sincera simpatia e devoção e, mais, como nos pediu, com nossa constante oração. O Papa Bento XVI, que tantos atos de bondade e afeto demonstrou à nossa Família, foi-nos um verdadeiro dom de Deus: para a Igreja e para o Mundo de hoje”.
O atual Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, durante sua visita à Espanha salesiana, em 2016, pedira um maior reconhecimento ao Papa Emérito: “Estou convencido de que temos o Papa Francisco porque, antes dele, tivemos o Papa Bento XVI, homem de aguda inteligência e de Fé profunda; grandíssimo Teólogo e totalmente livre por ter feito o que fez”.