Entre os dias 27 e 31 de janeiro, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu a Semana de Dom Bosco, especialmente direcionada às juventudes dos ambientes de missão: CESAM Goiânia, Salesiano Goiânia e Centro Juvenil São Domingos Sávio. Realizada em homenagem ao dia de seu nascimento para o céu (31/01). A semana contou com atividades que celebram a vida e o legado de São João Bosco. Mais conhecido como Dom Bosco, Giovanni Melchior Bosco nasceu em 1815, nas colinas de Becchi, próximo a Turim, Itália. Foi padre, educador e criador do sistema preventivo em educação.

Ele é o fundador da Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos), que tem a missão educativo-pastoral de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. A congregação surgiu oficialmente no dia 18 de dezembro de 1859. No entanto, ela já existia na prática desde 8 de dezembro de 1841, através da ação pastoral de Dom Bosco com meninos em situação de rua, jovens desempregados e ex-detentos. Ele morreu aos 72 anos, em 1888, e foi declarado santo pelo papa Pio XI em 1934. São João Bosco foi proclamado pai e mestre da juventude por São João Paulo II no centenário de sua morte, em 1988.

O diretor geral da presença, Pe. Wagner Gama, explica que a celebração de Dom Bosco acontece duas vezes por ano, incluindo também o dia de nascimento (16 de agosto). “Tradicionalmente, se celebra o dia do santo no dia do seu falecimento. Nós compreendemos que com a sua morte, ele passa para uma vida nova em Deus. Mas, nas nossas obras celebramos São João Bosco também, e com mais ênfase, em sua natividade porque são os momentos onde as nossas paróquias estão mais cheias e todos os nossos alunos já estão frequentes no nosso colégio.”
Pe. Wagner ressalta a importância para a missão salesiana em homenagear seu fundador por ser um guia para a evangelização dos jovens. “É de onde nós haurimos o nosso carisma. Toda a nossa prática é fundamentada, primeiramente em Jesus Cristo, pela ótica de Dom Bosco. Então, a nossa forma de ser dentro da obra é do sistema preventivo e da assistência-presença. Isso constitui a maneira de ser e viver a espiritualidade salesiana herdada de São João Bosco.”

Na Semana de Dom Bosco, os jovens da Presença Salesiana de Goiânia participaram da tradicional acolhida salesiana, mas de modo especial. Além da leitura e comentário do evangelho do dia, o momento foi dedicado também aos ensinamentos do santo. Além disso, as crianças menores do Salesiano Goiânia tiveram um momento de contação de histórias sobre a jornada do santo. Já as crianças maiores do colégio, as do Centro Juvenil São Domingos Sávio e os jovens do CESAM Goiânia participaram de um quiz de perguntas e respostas sobre São João Bosco, organizado pela pastoral da presença.

O quiz foi realizado no estilo “Show do Milhão” e abordou datas especiais na vida de São João Bosco, seus sonhos proféticos, inspirações e metodologias. A atividade também trouxe algumas pessoas que fizeram parte da trajetória do santo e que foram fundamentais para missão salesiana. Entre elas, estão: Margarida Occhiena, sua mãe, conhecida por mamãe Margarida, que foi sua primeira e principal cooperadora; Bartolomeu Garelli, jovem carente acolhido por Dom Bosco e que inspira a obra salesiana em todo o mundo.

O quiz foi realizado com todas as turmas e períodos dos ambientes de missão e o “próprio” Dom Bosco também apareceu para interagir com os jovens por meio da assistência-presença. Távine é uma das crianças atendidas pelo Centro Juvenil São Domingos Sávio. Ela tem 10 anos e afirma que achou o quiz muito divertido por conhecer sobre uma pessoa tão boa. “Ele ajudava crianças e jovens, gostava de brincar, rezava muito e gostava muito de Deus. Ele virou um santo por causa disso, da bondade dele.”
Myrella Guerra Dias está no 9º ano do ensino fundamental no Salesiano Goiânia. Ela elogia a iniciativa da instituição em apresentar a trajetória de Dom Bosco de modo simples e divertido. “Achei muito legal a nossa atividade porque ela nos influenciou a conhecer mais sobre a história do nosso fundador, que criou essa comunidade tão bonita que é a comunidade salesiana.”
Luiz Fernando de Matos é aprendiz do CESAM Goiânia e acredita que a Semana de Dom Bosco é uma oportunidade para os jovens conhecerem as bases da instituição que atende eles. “Dom Bosco ajudou muitas pessoas no passado e também muitas outras hoje em dia. E isso motiva as pessoas para continuarem uma transformação que Dom Bosco começou lá atrás. É uma inspiração a gente ver e acompanhar uma nova geração buscando continuar esse trabalho.”

O coordenador pastoral da presença, Robert Trajano, reforça que essas atividades da semanatrazem mais uma oportunidade de prestigiar a trajetória do fundador da congregação salesiana. “A metodologia de São João Bosco contribui para que o jovem possa ser percebido, respeitado e tenha oportunidades dentro da sociedade como cidadão e como cristão. Quando entendemos que Deus e Dom Bosco estavam alinhados perante a criação das obras salesianas, quem crê e até quem não crê, percebe a nossa fé e constância na missão com os jovens.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.