Na última sexta-feira (18), aconteceu a grande final do I Festival Dom Bosco de Cultura e Arte. Os finalistas, educandos do Cesam-ES e das duas unidades do Colégio Salesiano Vitória, realizaram a apresentação final no Auditório do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em uma noite repleta de emoção e de apresentações encantadoras de números musicais e de poesia.
As apresentações foram divididas em três categorias: Poesia, Música (07 a 13 anos) e Música (14 a 18 anos). O evento foi aberto com a apresentação do Coral Canta Salê, composto pelas crianças do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Em seguida, aconteceram as apresentações finais das categorias Música (07 a 13 anos), Poesias e Músicas (14 a 13 anos), respectivamente. O júri do evento foi composto pelos educadores Erika Carraretto Gonçalves (Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória), Flávia Lima França (Cesam-ES) e Matheus Lucas Moroseschi da Silva (Colégio SalesianoJardim Camburi).
Confira a classificação do evento:
Categoria Música 07 a 13 anos:
- 1° lugar: Isabella Cunha Murad;
- 2° lugar: Júlia Borges Araújo e Beatriz de Azevedo Brito.
Poesia:
- 1° lugar: Sofia Penna Ferreira;
- 2° lugar: Bento de Assis Barros Campos;
- 3° lugar: Anderson Marques Santana Soares dos Santos.
Categoria Música 14 a 18 anos:
- 1° lugar: Bernardo Florencio da Silva e Laís dos Anjos Machado;
- 2° lugar: Tainá da Silva Lemos;
- 3° lugar: Banda “Músicos sem curso”.
“O Festival Dom Bosco de Cultura foi o encerramento de um ciclo de atividades vinculadas à comemoração dos 200 anos do sonho dos 9 anos de Dom Bosco, esse sonho que buscou abordar a realidade juvenil. E nada mais juvenil que celebrar esse momento tendo como plano de fundo a arte, a cultura, a música e a poesia”, contou o diretor de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Pe. Ivan Artur Lima de Faria.
O padre lembra ainda que, em uma de suasfrases, Dom Bosco diz que “a música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos”. “Foi isso que o Festival nos trouxe. A oportunidade de conhecer o talento dos jovens a partir de uma abordagem educativa e Salesiana”, citou Pe.Ivan.
“Nosso festival atendeu esse objetivo, justamente porque trouxe elementos próprios da espiritualidade e da pedagogia salesiana, de acreditar nos jovens e no seu protagonismo, utilizando a linguagem juvenil como mecanismo de contato direto com os jovens”, concluiu o Padre e Diretor.
O festival foi apresentado pelos educadores da Pastoral Salesiana, Matheus de Souza e Sandra Regina Silva de Oliveira. Estiveram à frente da organização do evento, Matheus de Souza e Marianne Martins Coelho, com o apoio de Claudiene Damaceno Anjo e Kelvin Luiz Passon.