No dia 02 de outubro, o grupo do Voluntariado do Colégio Salesiano Região Oceânica e alguns representantes da turma 9AM, vencedora da “Gincana Dom Bosco”, com o maior número de kgs de alimentos não perecíveis arrecadados, foram até o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida realizar a entrega das doações pessoalmente. Acompanhados pelo Professor Hamilton Pequeno, responsável pelo componente eletivo, pela Orientadora Educacional Claudia Gonçalves e pelo Assistente de Pastoral Renato Freitas.

 

Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no Centro Juvenil Salesiano, em Niterói-RJ. O CEJOMM atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, oferecendo oficinas socioeducativas: esporte, ginástica, capoeira, dança, teatro, leituras e gostosuras e Informática.

 

Os alunos do CSRO foram acolhidos pela Gerente Socioeducativo-Pastoral Elisa Rios, pelo Irmão Romildo Pinas e pelos educandos do Oratório. Neste momento, o Renato fez uma dinâmica com todos e, na sequência, a oração com a bênção do Padre Gutielles. Após isso, os estudantes fizeram um tour pelo espaço físico e conheceram um pouco mais sobre esse trabalho tão importante para a Congregação Salesiana.

 

Durante a tarde, alunos da escola salesiana e os educandos da obra social interagiram em fraternidade, por meio do esporte, da brincadeira e da amizade social, conforme o sonho de Dom Bosco, que nos dias atuais se faz tão presente, em práticas solidárias como essa.

 

Segundo a Orientadora Claudia Gonçalves, que atua com os estudantes do 9º à 3ª série do Ensino Médio, o componente eletivo “Voluntariado” trabalha a formação individual, o caráter e a colaboração com o ser humano.

 Grupo da eletiva do "Voluntariado" do Colégio Salesiano Região Oceânica

Oratório Festivo: o "coração" da Obra Salesiana

 

Na Pedagogia Salesiana, o Oratório tem um lugar especial, pois é o coração da Obra Salesiana. Todas as ações educativo-pastoral têm origem justamente no Oratório, onde Dom Bosco começa a sua missão de educar e evangelizar a juventude. A evangelização aproximava o jovem de Deus, fazia-o sentir esse amor, mas, ao mesmo tempo, o amor se concretizava no dia a dia, por meio da formação, do estudo e da profissionalização com uma atividade que garantisse uma vida digna, longe do crime e da violência.

 

Atualmente, toda nossa ação Pastoral na Congregação Salesiana, seja na Escola, na Paróquia ou na Obra Social, tem esse coração “oratoriano”. Igreja que evangeliza, escola que educa para vida, pátio onde se criam as relações, as amizades e familiaridade. Esse momento de Oratório e de interação que tivemos com os alunos do Colégio e os educandos do CEJOMM é de extrema importância justamente por ali no pátio, onde a criança tem a possibilidade de ser ela mesma, de manifestar os seus anseios, a sua energia. Para nós, o Oratório tem essa característica bonita de educação e evangelização. – Padre Gutielles dos Reis, Diretor de Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói.

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.