No último sábado (06), os alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Salesiano Região Oceânica, localizado em Piratininga, participaram de uma aula prática multidisciplinar, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Em sintonia com a proposta pedagógica de contextualização do processo ensino-aprendizagem, a escola convidou os estudantes a participarem dessa aula diferenciada fora do ambiente escolar.
O objetivo dessa aula foi realizar uma “excursão pedagógica” pelo centro histórico, visando à aproximação com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O centro do Rio de Janeiro se apresenta como um excelente local para observação e debate sobre fatores históricos, geográficos, religiosos, culturais e sociais, em função de sua arquitetura, das intervenções urbanas sofridas – exemplares do pensamento social de uma época -, museus e marcos históricos que abriga, e por ter sido palco de inúmeros acontecimentos políticos e sociais, que fazem parte de nossa história.
Os alunos Salesianos, que foram acompanhados pela Equipe Técnico-Pedagógica e pelos Professores de História, Geografia, Português/Literatura e Ensino Religioso, puderam conhecer novos lugares, ampliando seus leques de referências e de conhecimento.
“Eu achei muito interessante, porque eu fui em lugares do Rio que eu só conhecia por foto, como os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón. Nossos professores contaram a história do centro [histórico] do Rio, como foi descoberto e construído... Além do aspecto geográfico e da desigualdade social que tem naqueles lugares.”, conta a aluna Bruna Ferreira, da turma 3BM.
O roteiro teve início na Estação das Barcas de Niterói e passou por lugares como a Praça XV, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Antiga Sé, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, o Mosteiro de São Bento, os Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e a Cinelândia.
Essa atividade está inserida dentro do Projeto UERJ, que é desenvolvido pelos Professores, durante as aulas, com intuito de intensificar a preparação dos alunos, para o Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).