De 28 a 29 de outubro de 2023, foi realizada, em Roma, a reunião da Presidência mundial da ACSSA. A ocasião contou com a presença de todos os Conselheiros Regionais da Associação, exceto o Conselheiro do Sul da Ásia, que não pôde comparecer presencialmente por motivos burocráticos, participando remotamente dos trabalhos.
Estiveram presentes: Ir. Maria Maul, Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Presidente; Ir. Maria Imaculada Da Silva, FMA, e José Sobrero Bosch, Salesiano de Dom Bosco (SDB), Conselheiros para a América; Ir. Maria Rohrer, FMA, e Ir. Inácia Chaquisse, FMA, Conselheiras para a África-Madagascar; P. Mathew Kapplikunnel SDB (conectado remotamente), Conselheiro para a Ásia Sul; P. Nestor Impelido SDB, Conselheiro para a Ásia Leste-Oceânia; Ir. Paola Cuccioli, FMA, e P. Bogdan Kolar SDB, Conselheiros para a Europa; P. Thomas Anchukandam SDB, Diretor do Instituto Histórico Salesiano (ISS) e P. Stanisław Zimniak SDB, Secretário-Tesoureiro da ACSSA.
A Presidência verificou a primeira das seis etapas de preparação e organização dos cinco Seminários Continentais (que será realizada até ao ano de 2025) e da Conferência Internacional (que será realizada no ano de 2027). O tema que liga todos os eventos é o estudo das missões salesianas no mundo. A escolha é motivada pelos aniversários do 150º aniversário da primeira Expedição Missionária SDB (1875) e do 150º aniversário da primeira expedição missionária das FMA (1877). O objetivo é valorizar estes dois aniversários com pesquisas e estudos que serão apresentados durante os seminários continentais e no congresso internacional, os temas e nomes dos investigadores já foram divulgados.
Posteriormente, foi iniciado o planejamento da segunda etapa, do qual surgirá uma elaboração inicial dos resultados da pesquisa.
Também foram compartilhadas as atividades das seis Seções Nacionais: Argentina, Brasil, Índia, Itália, Espanha e Polônia.
Foi sugerida a organização de uma exposição ou um filme sobre as missões SDB-FMA, mas o projeto pareceu demasiado ambicioso para a Associação, cujos recursos humanos e financeiros são limitados. Contudo, pareceu oportuno partilhar a ideia pelo menos com os governos centrais de ambas as Congregações, para que possam avaliar a oportunidade de uma possível realização.
Os membros do Instituto Histórico Salesiano (sede de Roma) partilharam a organização do congresso internacional por ocasião do jubileu das missões salesianas, que será preparado exclusivamente pelos salesianos em sua ação missionária.
Como em outras ocasiões, reiterou-se a necessidade de atualizar e modernizar o site https://iss-acssa.org/, por meio de um layout gráfico atualizado e da introdução das línguas mais difundidas na Família Salesiana (italiano, espanhol, inglês, português e francês). Neste sentido, a Ir. Imaculada Da Silva e a sua equipe vêm fazendo um excelente trabalho.
Também foram examinados o envolvimento efetivo dos membros da associação nas atividades estatuárias planejadas e a situação econômica da Associação, com o objetivo de estabelecer um planejamento de gastos com os eventos programados e com a publicação de pesquisas. Esta situação será posteriormente refletida no orçamento assim que forem definidas, pelo menos em princípio, as despesas necessárias.
Foi considerado importante retomar a divulgação das atividades da ACSSA não apenas por meio do site, mas também com a retomada do Boletim Informativo da ACSSA, que ganhou novo design gráfico e layout e será publicado anualmente.
Além disso, foi abordada a necessidade de partilhar de maneira mais frequente as atividades da ACSSA com os Superiores, seja das FMA como dos SDB, e também aos outros ramos da Família Salesiana visando, assim, um maior envolvimento dos mesmos nas pesquisas de sua história. Por isto, foi redigida e enviada uma carta a eles.
Durante o encontro, também foram examinadas novas candidaturas e foram admitidos: a Ir. Sandra Vitalia Armijos Salazar, FMA, do Equador, e o P. José Pereira Lima Filho SDB, do Brasil.
A presidência também se reuniu, na Casa Geral das FMA, com a Secretária Geral, Ir. Maria Luisa Nicastro, e com os responsáveis do Arquivo Central, que apresentaram o material arquivado, além dos critérios e da metodologia de conservação, catalogação e acondicionamento. Marco Bay, novo Diretor do Arquivo Salesiano Central, e o P. Guido Garino, Secretário Geral dos SDB, (que participou on-line) apresentaram, por sua vez, a situação do Arquivo Central SDB.
Por fim, as FMA apresentaram os importantes eventos culturais, que ocorrerão em 2024, por ocasião do centenário da morte da Madre Caterina Daghero (1856-1924), primeira Superiora Geral a suceder à co-fundadora do Instituto, Madre Mazzarello.