Na noite desta quinta-feira (20), pais, mães e responsáveis dos alunos das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi tiveram a oportunidade de entender mais profundamente os desafios, as escolhas e as novidades que envolvem o Novo Ensino Médio.
O momento contou com exposições e informações apresentadas pelos professores coordenadores das áreas do conhecimento, do Salão do Vestibular, além dos três primeiros alunos aprovados nos vestibulares 2023/01 e do diretor executivo do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves.
Após uma breve abertura da atividade, o diretor Ilton Chaves convidou os alunos Filipe Calazans Cavatti, João Manoel Ribeiro Machado e Maria Clarisse da Rocha Fontan Delarmina, aprovados no vestibular de Medicina da Multivix, a contarem um pouco da sua experiência no Colégio Salesiano Jardim Camburi.
“O que vivemos aqui é muito especial, porque o Colégio Salesiano nos forma não apenas como estudantes, mas eles nos ensinam a sermos seres humanos primeiro. Isso é muito positivo e faz toda a diferença”, destacou o aluno Filipe Calazans.
Após a fala dos estudantes, os coordenadores das áreas do conhecimento fizeram explanações sobre as novas metodologias e as possibilidades ofertadas pelo Colégio Salesiano Jardim Camburi por meio dos projetos, itinerários e disciplinas eletivas disponibilizadas aos estudantes do Ensino Médio. Ao fim, os pais, mães e responsáveis puderam esclarecer informações e tirar dúvidas.
O pai da aluna Beatriz Lima Vargas, Edir Vargas Coelho, afirmou que o momento trouxe mais clareza e informações relevantes em relação às novidades do Novo Ensino Médio e as escolhas que serão disponibilizadas aos estudantes na 1ª série do Ensino Fundamental. O momento, segundo ele, foi importante para definir a permanência da filha no Colégio Salesiano Jardim Camburi.
“Foi um momento muito importante, principalmente porque pude perceber muita segurança da equipe pedagógica com as novidades do Novo Ensino Médio e do Novo Enem, ao mesmo tempo em que estão receptivos aos ajustes que serão necessários ao longo do caminho”, explicou Edir Vargas.
Já a mãe da estudante Cássia Bezerra, Simone Cunha Bezerra, destacou a possibilidade de acompanhar mais de perto as escolhas que a filha fará em sala de aula no ano seguinte.
“Minha filha já trouxe informações que já vêm sendo apresentadas aos alunos. Agora isso nos foi apresentada de forma mais clara, tirando algumas dúvidas e nos permitindo acompanhar mais facilmente essas decisões e o caminho que ela vai percorrer”, enfatizou.
Programação estimula diálogo sobre o Novo Ensino Médio
A atividade é parte de uma programação com três momentos principais em que pais, mães e alunos foram estimulados a pensar os desafios e as escolhas relacionadas ao Novo Ensino Médio. Ao longo da semana, as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental receberam professores do Ensino Médio do colégio que apresentaram projetos, eletivas e itinerários disponibilizados aos estudantes. Na noite de quinta (20) esse diálogo se estendeu aos pais e, na sexta (21), os estudantes tiveram uma explanação mais detalhada sobre o Novo Ensino Médio.
Para o diretor executivo do Colégio, essa programação é de extrema importância e com momentos muito positivos.
“Nós sentimos que precisávamos apresentar aos pais e alunos do 9° ano, as propostas que têm sido cumpridas no Novo Ensino Médio no Colégio Salesiano. Os pais fizeram perguntas muito pertinentes, que enriqueceram muito esse diálogo e tudo isso culmina com essa explanação detalhada aos próprios alunos. Tudo isso, estimula um diálogo das famílias em casa, sobre as escolhas que serão realizadas em 2023”, destacou o diretor.