Os vitrais são a arte que falam pela sua beleza na Capela de São João Bosco, no Patronato Salesiano de Pará de Minas/MG.
Com a ajuda da comunidade local de Pará de Minas e benfeitores externos, encerrou-se a primeira etapa do projeto com a colocação dos 10 primeiros vitrais com figuras relacionadas à Santidade Salesiana. O atelier “Le Vitrail”, de Itu – SP, demonstrou a sua competência na produção do material, feito em acrílico especial (inquebrável!) e atendendo muito bem ao que foi pedido.
O projeto em sua finalidade marcou as comemorações dos 75 anos de existência do Patronato (Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães), de 1946 a 2021, que tanto fez e faz pela humanização, educação e evangelização das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do município de Pará de Minas/MG. Bem como o grande número de jovens que passaram pela presença Salesiana com o objetivo de fazerem o acompanhamento em vista do discernimento vocacional, tanto para a Vida Consagrada Salesiana quanto para a Vida Presbiteral Diocesana.
Nos vitrais estão imagens de pessoas que com suas vidas conseguiram dar respostas às interrogações do dia-a-dia e focaram na prática do bem, até vivendo de forma heroica as virtudes cristãs. São elas:
- São Francisco de Sales;
- São João Bosco;
- Santa Maria Domingas Mazzarello;
- São Domingos Sávio;
- Bem-aventurada Laura Vicuña;
- São Luiz Versglia e S. Calixto Caravario;
- Bem-aventurado Francisco Kesy e 4 companheiros mártires;
- Venerável Tereza Valsè Pantellini;
- Bem-aventurado Giorgio Frasatti;
- Bem-aventurado Zeferino Namuncurá.
Atento ao legado de Dom Bosco a Inspetoria São João Bosco continuar comprometida para que "Todo ambiente salesiano seja para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.
Essa notícia foi elaborada pelo Roberto Modesto Carneiro, SDB