Cartas que levam palavras de esperança e amizade além das fronteiras. Em abril, os alunos do 9º ano do Colégio Salesiano Jardim Camburi escreveram cartas para as crianças da escola La Psalette de Saint Vicent, na cidade de Le Mans, na França. Na última semana eles receberam as cartinhas e foi pura alegria. Agora, é a vez deles responderem para os novos amigos. Essa nova geração já deu um jeito de fortalecer a amizade pelos meios eletrônicos.
As cartas foram escritas em Inglês e essa experiência permite que os alunos vivenciem o processo de escrita, envio e resposta. Além da emoção de enviar e receber uma carta escrita à mão, essa troca possibilita novas amizades de outra cultura e faz com que eles vivenciem uma amizade internacional respeitando e aceitando diferenças, ampliando o olhar para o mundo e compartilhando experiências, anseios e expectativas.
Há seis anos o projeto Letters to France, que promove a troca de cartas, é realizado no Colégio Salesiano Jardim Camburi por meio da parceria da profª de Inglês, Mariana Brotto e Giselle Loeffer. Gisele já foi professora da língua inglesa no Colégio e hoje é leciona na França. A atividade está alinhada à proposta dos pilares pedagógicos salesianos de desenvolver múltiplas habilidades, linguagem, bem como as habilidade socioemocionais que favorecem ao aluno se tornar protagonista do seu próprio aprendizado e um cidadão global com consciência do seu lugar no mundo..
Para a responsável pelo projeto, profª Mariana Brotto, a atividade é uma experiência inesquecível. “Muito mais do que praticar o Inglês, a troca de cartas entre nossos alunos e os alunos franceses envolve emoção. Conhecer alguém de outro país e entender as diferenças culturais deforma bem simples e objetiva através de um amigo estrangeiro é a oportunidade de ampliar o olhar para o mundo e se perceber parte dele. No projeto Letters toFrance as cartas são pessoais, escritas à mão, e os laços de amizade podem perdurar por anos. A recompensa vem na forma de texto, mas é cheia de encantos, boas energias e novos horizontes”.
É incrível pensar que cada carta leva histórias, cria laços, atravessa mares e países, e chegou até a França para levar alegria e amizade.