Os alunos do Projeto Integrador de Extensão do curso de Farmácia do Centro Universitário Salesiano – UniSales – participaram esta semana da visita de estudantes do Colégio Salesiano Jardim Camburi aos laboratórios do curso e às instalações do campus. A visita aconteceu na segunda-feira e os estudantes do colégio, além de aprenderem um pouco sobre empreendedorismo e cosmetologia, puderam participar de uma etapa da produção do shampoo sólido Asuk, desenvolvido pelos alunos.
Uma das estudantes que participou da recepção foi Taiana Zani. Cursando o 8° período do curso, Taiana atua em uma empresa de cosméticos e participou da elaboração do shampoo sólido Asuk.
“Como já trabalho na área, queríamos trazer um pouco dessa área da química verde, com produtos naturais, sem embalagens plásticas e uma fórmula sem conservantes, parabenos e sulfatos, com matérias primas de origem vegetal substituindo todos os produtos sintéticos. Achei muito legal porque a gente incentiva o aluno ao amparo ao meio ambiente e apresenta essa indústria da química verde que tem crescido muito e possui um mercado promissor”, afirmou Taiana.
O grupo do Projeto Integrador é coordenado pela professora Michelle Pereira Uliana. Além do shampoo, os alunos também desenvolveram um sabonete facial e um condicionador sólido. Os produtos foram distribuídos na comunidade acadêmica e hoje o grupo estuda a inserção no mercado.
“Esse é um produto de característica biodegradável e que traz menos danos à saúde por ter em sua fórmula produtos de origem vegetal. É resultado de um trabalho que, para além da área técnica vai agregar conhecimentos em administração, empreendedorismo e inovação”, elencou Michelle.
Os visitantes foram os alunos do Projeto Cosméticos, que é um componente curricular do Colégio Salesiano Jardim Camburi nos moldes do Novo Ensino Médio. Ao longo do semestre, eles também vão criar um produto cosmético, em um processo semelhante ao dos alunos do Projeto Integrador UniSales. A visita foi conduzida pela coordenadora do Curso de Farmácia e da Pós-Graduação UniSales, Christiane Curi.
“Para eles, é muito importante porque eles vivenciam um laboratório que talvez não poderiam de outra forma, conseguimos estimular o empreendedorismo neles e, ao mesmo tempo, isso é positivo para os nossos alunos que estão super orgulhosos por apresentar algo que eles mesmos desenvolveram. Além disso, valoriza essa área profissional, nossa instituição e o nosso curso”, explicou a coordenadora.