Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, a Supervisora Pedagógica Sinara Lima e a Professora Elaine Vicente do Infantil 2, participaram do Ciclo de Formação Continuada para as professoras da Educação Infantil, do Projeto Girolhar Etapa 2, na cidade de Goiânia/GO.
O encontro foi mediado por Aline Pinto, autora da coleção Girolhar – Educação Infantil. A presença da autora demonstra a disposição da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê, em oferecer às professoras da Rede assistência e capacitação profissional para auxiliar no desenvolvimento das crianças. Este momento de troca de conhecimento entre diversos profissionais de vários estados é essencial para a melhoria no processo educacional.
Para a Supervisora Sinara, o encontro foi bastante proveitoso e produtivo, possibilitando conhecer mais o material, a maneira como ele foi construído e as possíveis abordagens necessárias para melhorar a aprendizagem das crianças.
O material didático da Coleção Girolhar permite que os educadores e as crianças sejam protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem.
Segundo Professora Elaine, a “Tia Laninha” o material oferece sugestões que estimulam a curiosidade, a fantasia, a observação e a construção do saber. O carinho e cuidado pensado em todos os detalhes, os personagens dentro da proposta Salesiana, a parte gráfica colorida e atrativa trabalha os princípios salesianos para formação de cidadãos ativos, protagonistas do mundo e portadores de ética e bons valores.
NOVIDADE
A Coleção Girolhar Etapa 2 foi adotada no Infantil 2 pela primeira vez em 2023 e conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família.
É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. Trata-se de um projeto original e diferenciado que foi construído de forma colaborativa, ouvindo as escolas, professores e especialistas em Educação Infantil.
O nome Girolhar é uma brincadeira, uma aglutinação, com as palavras giro e olhar.
O giro traduz o movimento, que é uma linguagem típica das crianças, remetendo também aos rodopios presentes em tantas brincadeiras e brinquedos infantis. O olhar traz à Coleção a importância do ver e do ser visto, de dar visibilidade às infâncias, à criança como sujeito de direitos, protagonista, potente e capaz.