Entre os dias 11 e 15 de junho, o Inspetor da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Pe. Natale Vitali, SDB, esteve na Presença Salesiana de Vitória (ES) para a realização da Visita Inspetorial 2024. Na ocasião o inspetor visitou as obras pastorais e educativas do Colégio Salesiano Vitória, do Cesam-ES, do UniSales – Centro Universitário Salesiano, do Curso Pré-vestibular Dandara e do Oratório Festivo.
Dentre as atividades realizadas, o Inspetor participou da reunião Pastoral da Presença Salesiana e de atividades como a acolhida de aprendizes do Cesam-ES ("Bom dia" e "Boa tarde") e da Missa de Posse do conselho da Articulação Juvenil Salesiana (AJS).
Para Pe. Natale, a visita cumpre o papel de animar e articular as transformações necessárias para que a ação salesiana siga acompanhando as necessidades da contemporâneidade, pautada pelos princípios norteadores de São João Bosco.
"O mundo mudou entre antes da pandemia e depois da pandemia. Antes um colégio, ou um centro universitário poderia repetir estratégias por 15 anos, e tudo estaria bem. Agora, e, três ou quatro anos, as novas mídias e as tecnologias mudam tudo. A visita inspetorial nos ajuda a situar o presente, olhar o nosso foco e procurar estratégias para o futuro. Porque precisamos entender que os destinatários mudam. Não é o mundo que muda, são os destinatários. E nós, temos que responder às necessidades dos nossos destinatários", frisou Pe. Natale.
Sobre a Presença Salesiana de Vitória, o Salesiano de Dom Bosco frisou a característica de completude e a complexidade de se trabalhar em rede em uma presença cujas obras possuem características distintas e únicas.
"É uma presença muito bonita. É uma presença completa e complexa. Completa por ter todos os setores de trabalho da Presença Salesiana. Faltaria uma paróquia, mas temos uma capela pública em que também podemos trabalhar. Complexa porque precisamos agir sempre juntos. O Cesam não é aparte do UniSales, não é aparte do Colégio Salesiano, do Oratório. Precisamos unir as forças, trabalhar em rede e focar nossa habilidade e os nossos critérios", explicou.