Nos dias 5 e 6 de junho de 2024 ocorreu o Encontro Nacional de Ação Social (ENAS). Com o tema "Manifesto às Juventudes: da inspiração à ação", o encontro reuniu educadores, jovens e representantes de diversas instituições salesianas, incluindo o Centro Juvenil e o CESAM de Belo Horizonte, com intuito de fortalecer a ação social nas instituições, sobretudo no que tange ao papel do educador salesiano enquanto referência para as crianças e jovens atendidos em cada ambiente de missão.
O primeiro dia de encontro iniciou com a palestra de Ir. Claudiane Cavalcante, coordenadora da CNPJS, abordando "O lugar da pessoa adulta: educador salesiano como referência para as crianças, os adolescentes e os jovens", seguido de um relato emocionante de um educando que enfatizou o impacto positivo de ter um adulto de referência em sua vida, evidenciando a relevância da presença e orientação de educadores dedicados.
Em seguida, Pe. Roque Luiz Sibioni falou sobre o "Protagonismo juvenil como expressão e metodologia tipicamente salesiana", oferecendo estratégias sobre como apoiar e incentivar a liderança jovem, e também a explanação de José Jair Ribeiro, coordenador da Inspetoria da Ação Social - Inspetoria São Pio X que discutiu "O papel do educador salesiano na promoção e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens (ECA e Sistema Preventivo)".
Já no segundo dia do evento foi apresentado o tema “O pátio digital: pistas de como habitar e resgatar a experiência do pátio em suas diversas manifestações, onde se encontram as juventudes” pelo professor Moisés Sbardelotto, e a participação da psicóloga Sistêmica Marly Paixão com a palestra “Como promover o fortalecimento da saúde mental e do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens? ”.
Como forma de estabelecer uma ligação entre os conhecimentos trabalhados e a prática vivencial dos educadores participantes, foi pensada uma proposta diferenciada envolvendo os dois ambientes de missão, CESAM e Centro Juvenil Dom Bosco, com atividades que buscaram desenvolver uma visão compartilhada sobre os atendidos das diferentes obras culminando na construção de estratégias para os desafios identificados dentro da perspectiva do Sistema Preventivo e do jeito salesiano de educar. Foi um importante momento para o fortalecimento dos laços e uma troca enriquecedora de experiências.
O ENAS 2024 reafirmou o compromisso salesiano com a educação integral e a promoção dos direitos das crianças e jovens, proporcionando um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento da missão educativa, sobretudo na perspectiva da Ação Social.