No dia 11 de novembro de 1875, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Dom Bosco abençoa a primeira expedição missionária salesiana liderada por Dom Giovanni Cagliero e composta por outros 5 sacerdotes e 4 Irmãos.
No próximo ano, 2025, comemora-se o 150º aniversário da partida da primeira expedição missionária salesiana. Em vista desse aniversário, o Dicastério para as Missões Salesianas quer se preparar para o evento e lança uma introdução para as comunidades salesianas. Este evento é proposto como: Agradecer, Repensar, Relançar.
Agradecer: Agradecemos a Deus pelo dom da vocação missionária que permite hoje que os filhos de Dom Bosco atinjam os jovens pobres e abandonados em 136 países.
Repensar: É uma ocasião propícia para repensar e desenvolver uma visão renovada das missões salesianas à luz dos novos desafios e das novas perspectivas que levaram a novas reflexões missiológicas.
Relançar: Não temos apenas uma história gloriosa para recordar e pela qual somos agradecidos, mas também uma história a ser ainda realizada! Olhamos para o futuro com zelo missionário e entusiasmo renovado para atingir um número ainda maior de jovens pobres e abandonados.
O logo oficial: O globo terrestre, atravessado por algumas ondas, que simbolizam a coragem e os novos desafios, mas também o dinamismo e a ousadia. Ao centro, uma nau, símbolo da Primeira Expedição Missionária Salesiana (1875), e o fogo de um renovado entusiasmo missionário. A forma da roda alude à unidade e à comunicação recíproca.
Manter vivo o espírito e o entusiasmo missionário na Congregação, a fim de promover um maior zelo missionário e uma maior generosidade entre os Salesianos e de toda a CEP (Comunidade Educativo-Pastoral) (cf. Linhas Programáticas do Reitor-Mor para a Congregação Salesiana após o Capítulo Geral 28, nº 7, ACG 433/2020).
Não é um evento, mas um processo de renovação missionária
O 150° aniversário da primeira expedição missionária não deve ser um evento comemorativo, mas um processo de renovação missionária já iniciado com o rascunho do plano sexenal de animação missionária. Seu ponto alto é 2025, mas continua nos anos seguintes. Isto ocorre em três níveis.
1. Em nível Inspetorial
As celebrações acontecerão principalmente em nível Inspetorial. Através do CORAM (Coordenadores Regionais para a Animação Missionária) o Setor para as Missões continuará a seguir o plano de animação missionária de cada Inspetoria, da qual fazem parte as iniciativas em nível Inspetorial para o ano de 2025.
No contexto das celebrações, mediante o DIAM (Delegados Inspetoriais de Animação Missionária) cada Inspetoria será ativamente encorajada a avaliar como pôs em prática as Linhas Programáticas n. 2, 5, 7.É urgente dar prioridade absoluta ao empenho pela evangelização dos jovens com propostas conscientes, intencionais e explícitas.
Somos convidados a fazê-los conhecer Jesus e a Boa Nova do Evangelho para a vida deles. […] Responder à «urgência de propor com mais convicção o primeiro anúncio, porque “Nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio.”» (Christus Vivit, n. 214) (Linhas Programáticas, n. 2)
Cada Inspetoria faz a opção radical, preferencial, pessoal – isto é, por parte de cada salesiano – e institucional a favor dos mais necessitados, dos meninos, das meninas e dos jovens pobres e excluídos, com especial atenção à defesa dos que são explorados e vítimas de qualquer abuso ou violência (“abuso de poder, econômico, de consciência, sexual”) (Linhas Programáticas n. 5).
Concretizamos o apelo missionário, convidando cada Inspetoria a propor internamente um projeto missionário (refugiados, imigrantes, pontos de passagem de fronteira, crianças exploradas…) durante o sexênio precedente, dando prioridade à significatividade e às reais solicitações de ajuda dos jovens de hoje(Linhas Programáticas, n. 77)
Será pedido que cada Inspetoria apresente uma iniciativa concreta para o ano de 2025 (por exemplo: em ARS e ARN está em preparação um Congresso de história; O ZMB abre uma nova presença em Botsuana, etc.) que será socializada através da ANS etc.
2. Em nível do setor para as missões
Todo o ano de 2025 será uma ocasião para socializar o resultado do trabalho desenvolvido no Setor para as Missões a respeito de refugiados, povo rom, identidade dos Museus Salesianos, identidade da Procuradoria Missionária Inspectorial, Mesa redonda de missiólogos e teólogos sobre as missões salesianas hoje, Voluntariado Missionário Salesiano, Bosco Food (para favorecer uma mentalidade intercultural), subsídios para a Animação Missionária, JMS 2025, etc.
3. Em nível de Congregação
Envio missionário em 11 de novembro de 2025, na Basílica da Maria Auxiliadora, em Valdocco. É uma celebração com a qual a Congregação renova, diante de Maria Auxiliadora, o seu empenho missionário.O Reitor-Mor convida cada Inspetoria a enviar o DIAM para a celebração. Passarão alguns dias (9-12 de novembro de 2025) em Valdocco e Gênova para “Agradecer, Repensar, Relançar.”
Fonte: Boletim Salesiano OnLine - P. Alfred MARAVILLA - Conselheiro para as Missões dos Salesianos de Dom Bosco.