Nos meses de setembro e outubro, os adolescentes aprendizes do Cesam-ES participaram de diversas atividades relacionadas ao processo político no Brasil. Organizados em "partidos", os aprendizes criaram campanhas e promoveram debates, desenvolvendo as propostas de cada partido. Após os debates, foi realizada uma votação entre os aprendizes, e o partido vencedor recebeu como prêmio barras de chocolate, como recompensa do esforço de organização e desenvolvimento do debate.
As barras de chocolate utilizadas na dinâmica foram doadas pelo programa Mesa Brasil, do Sesc-ES, um dos parceiros do Cesam-ES. Além dos chocolates utilizados, o programa também tem feito doações semanais de itens alimentícios que integram o lanche diário ofertao aos aprendizes.
"As doações realizadas pelos nossos parceiros são valiosas e têm um impacto significativo na vida dos adolescentes. E o item que faz bastante sucesso por aqui é o chocolate, os adolescentes adoram e sempre perguntam aos educadores quando teremos mais distribuição de chocolate", lembrou a articuladora social do Cesam-ES, Patrícia Cuman Santiago.
Intervalos estendidos e mais chocolates
Já nos dias 14 e 15 de outubro, os aprendizes desfrutaram de intervalos estendidos, uma proposta Salesiana que estimula a interação, convivência entre os adolescentes e os educadores no pátio. Essa prática, inspirada nos ensinamentos de Dom Bosco, continua a ser fundamental para o Cesam-ES.
Nestes dias, cada adolescente recebeu uma barra de chocolate, trazendo ainda mais alegria e descontração ao ambiente.
“Ganhar chocolate é muito bom, pois além de adoçar os nossos dias, lembramos dos momentos bons em que recebemos outros chocolates, na nossa infância”, observou o aprendiz Guilherme Ferreira, de 17 anos, da Turma ADM 07/2023 B.