Na manhã desta quarta-feira (31), os estudantes da 1ª série do Ensino Médio que optaram pelo itinerário Ser e Estar no Mundo, que propõe uma interface entre Linguagens e Ciências Humanas, e os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória-ES, participaram de uma palestra sobre fake news. A atividade tratou sobre os impactos da desinformação e apontou dicas e estratégias que podem facilitar a identificação de informações falsas.
A palestra é parte do projeto Informação de Verdade, promovido pela Rede Gazeta. O momento foi conduzido pelos jornalistas Natalia Bourguignon e Geraldo Campos. Os dois são repórteres da Rede Gazeta e fazem parte da equipe responsável pela checagem de informações falsas que circulam as redes sociais.
Durante a atividade, as turmas aprenderam informações conceituais sobre notícias falsas e como elas podem impactar o cotidiano, o debate público e as decisões das pessoas. Os jornalistas também disponibilizaram ferramentas tecnológicas e estratégias que possibilitam identificar objetivamente alterações em vídeos, imagens e áudios.
A aluna Sofia Menezes Ribeiro, do 3° ano A, falou da vontade de cursar Jornalismo e avaliou a atividade.
“Foi ótimo! A atividade nos deixou conscientes de como funciona a checagem de fatos no jornalismo e reforça a importância de sempre verificarmos a veracidade das informações. Gosto muito de jornalismo e agora tenho mais certeza ainda de que quero seguir essa profissão. Além deste ser um tema da atualidade, nos certificando do consumo de informações de qualidade também podemos ter um melhor desempenho nos vestibulares”, contou Sofia.
O jornalista e palestrante Geraldo Campos celebrou a atividade.
“Foi uma experiência ótima! É muito importante que esses alunos saibam que, podem ter um aliado no jornalismo e que a internet é um espaço que demanda cuidados, mas que também pode espalhar a verdade e combater a mentira. Isso precisa ser difundido para além das redações e do jornalismo para que todo mundo possa ser um aliado da boa informação e ajudar a conter a desinformação”, destacou Geraldo.
Para a supervisora pedagógica do Ensino Médio, Fabíola de Almeida Marques, a atividade se mostra muito importante no contexto de vida dos estudantes.
“O projeto Informação de Verdade tem o potencial de ajudar nossos alunos da 1ª série do itinerário Ser e Estar no Mundo para que eles conheçam essa área e tenham esse cuidado no acesso à informação. Já para os alunos da 3ª série, a atividade permite uma atenção maior ao consumo de informações de qualidade nos estudos de atualidades. Além disso, a desinformação é um tema com grande potencial de estar presente no Exame Nacional do Ensino Médio”, observou.