"O trabalho infantil que ninguém vê” é o tema deste ano da campanha do 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, realizada em parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira, a campanha de prevenção e erradicação do trabalho infantil traz à luz as infâncias invisibilizadas e "o trabalho infantil que ninguém vê" .

A fim de combater o trabalho infantil nas ruas, nos rios, nas praias, nos campos e nas casas, entre tantos espaços e ambientes em que ele ocorre, é preciso "transformar os nossos compromissos em ação: vamos acabar com o trabalho infantil!"

O que é o 12 de Junho

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Inspetoria São João Bosco e o combate ao Trabalho Infantil

Há 76 anos, os salesianos da Inspetoria São João Bosco atuam na promoção de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em sintonia com seu fundador, São João Bosco (Dom Bosco), dedicam-se à educação e à evangelização das juventudes, por meio de ações e projetos sinérgicos de escolas, universidade, obras sociais, oratórios festivos e paróquias, desenvolvidos por mais de 1.600 colaboradores nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

CESAM: Programa de Aprendizagem do Salesianos

O CESAM: Programa de Aprendizagem do Salesianos é o pioneiro no mundo criado em fevereiro de 1852 criado por Dom Bosco. E apresenta várias singularidades como a configuração de responsabilidade e atribuições que veríamos muito anos depois com a Consolidação das Leis do Trabalho. 

Atualmente, CESAM tem atuação junto às instituições de diversos setores da economia nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal.  Sendo que, nos últimos 10 anos as quatro unidades salesianas ultrapassaram os 45 mil atendimentos com o objetivo de  colaborar para inserção de adolescentes e jovens de forma protegida no mercado de trabalho. Além disso, o CESAM tem participação ativa nos espaços de incidência política municipal, estadual e federal. 

Clique aqui para conhecer mais sobres as ações e projetos em prol do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens realizados pela Inspetoria São João Bosco (Salesianos).

Em caso de trabalho infantil, denúncias podem ser feita pelo Disque 100 ou pelos seguintes endereços eletrônicos: https://mpt.mp.br/ e no https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/#!/

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.