No dia 16 de março de 2022, os alunos da turma do Novo Ensino Médio que, escolheram o Itinerário de Ciências Humanas – no componente de Vida e Sociedade, realizaram uma atividade muito importante no Colégio, baseada no tema: Invisibilidade Pública. O professor Luiz Vagner apresentou aos alunos os documentários: "Lixo Extraordinário" e "Ilha das Flores", ambos os vídeos estão disponíveis no YouTube e trazem uma reflexão sobre este tema.
Após o debate em sala de aula, os alunos foram ao pátio da escola para entrevistar os funcionários da área de facilites (Limpeza), cujo objetivo era saber como eles se sentiam na sociedade. Essa pesquisa foi proposta depois da leitura e reflexão do texto do Fernando Braga, um Psicólogo que se disfarçou de gari por 10 anos e se sentiu invisível.
Outro tema abordado durante a aula foi a quantidade de lixo que os alunos produzem na escola, e foram levados a pensar em como reduzir e contribuir para um consumo mais consciente e equilibrado.
Segundo a educadora e funcionária do setor de limpeza Mery Souza: “A pergunta que as crianças fizeram é muito interessante, pois aqui no Salesiano nós somos muito respeitadas por todos e com essa garotada, nós funcionários da área de facilites (Limpeza) temos uma ótima comunicação e abertura”. Já a funcionária Edwiges Miranda, do mesmo setor, ressalta que a iniciativa da entrevista foi muito legal e se sentiu muito honrada em participar.
Segundo o pesquisador Mario César Ferreira, em entrevista ao site Brasil Escola, o Gari pode ser “considerado a mais estigmatizada pela comunidade, porque no senso comum se trata de um trabalho humilhante e imundo, uma vez que ninguém quer realizar esta atividade laboral degradante e as pessoas acabam por associar o resíduo à miséria, coisas ruins e imoralidade e, por fim, confundindo o lixo com o coletor.”
Salesiano e sua visão de mundo:
No Colégio Salesiano Região Oceânica e em toda a Rede Salesiana Brasil, os colaboradores não são apenas números. Nesta casa é praticada a visão do nosso fundador Dom Bosco, não havendo distinção de cargos ou funções.