Por ocasião do primeiro aniversário da canonização do salesiano Ir. Artêmides Zatti, no fim de semana 7-8 de outubro de 2023, o Reitor-Mor dos Salesianos, Neocardeal P. Ángel Fernández Artime, irá a Boretto, povoado em que nasceu Zatti, como convidado ilustre num evento de dois dias, repleto de empenhos significativos. Na ocasião, dia 8, domingo, ele também será agraciado pela cidadania honorária da pequena cidade emiliana.
Todos os citadinos estarão envolvidos nas diversas atividades planejadas, a começar pela manhã de sábado (9h–UTC+2), com a apresentação do livro sobre Zatti “Artemide giocava a campana” (Artêmides pulava amarelinha), no Teatro del Fiume. Posteriormente, às 16 horas locais, na Basílica de São Marcos, será inaugurada a Exposição “Artêmides Zatti. O paraíso para uma bicicleta”, com visitas guiadas.
A chegada do Reitor-Mor está prevista para as 18h e será acompanhada por um momento de recepção festiva e por um encontro de apresentação e diálogo, sempre na Basílica, entre os conterrâneos de Zatti e o Superior Geral da Congregação em que o santo salesiano coadjutor foi professo.
O dia 8 de outubro contará com uma procissão festiva pelas ruas do ‘comune’ até à Basílica local, onde o Reitor-Mor presidirá a Santa Missa dominical.
No final da celebração, será realizado o ato central do fim de semana, com a entrega da Cidadania honorária de Boretto ao novo Cardeal Á. F. Artime.
Por fim, no início da tarde (14h45) será renovado o evento festivo ‘Color Zatti’, um passeio cheio de energia juvenil, entre cores e música, para redescobrir os lugares simbólicos de Zatti, em Boretto.
Todas as atividades são organizadas pelo município de Boretto e pela Unidade pastoral de Boretto, Brescello e Gualtieri, comunidade que já vive a espera em clima de grande festa. O pároco local, P. Giancarlo Minotta, testemunhou: “É importante saber festejar e celebrar juntos; há que envolver as pessoas na alegria. Os Jovens estão batendo de porta em porta para informar a população local e muitos adultos estão ajudando a organizar os diversos eventos. E, em torno de tudo isso, o mundo salesiano. (…) O sentido destes dois dias é, antes de tudo, fazer festa por receber um dom. Um santo – famoso em todo o mundo – é um grande dom".