(Publicado por Religião Digital - por  Jesús Bastante)

“O que o Santo Padre vai me confiar? Ele ainda não me contou, e eu entendo que com tanto tempo pela frente, isso é o melhor."

Fontes consultadas pelo Religião Digital (RD) apontam para três destinos possíveis, a partir do verão de 2024: substituir Braz de Aviz como prefeito da Vida Consagrada; o Secretário de Estado, após dez anos de Parolin; o uma posição específica para trabalhar pela unidade com ortodoxos e anglicanos para o Grande Jubileu de 2025

O Papa repetiu esses encontros privados nos últimos dias com outros neocardeais. Entre eles, o arcebispo de Madri, José Cobo, que se encontrou com Francisco nesta quinta-feira Rodríguez Carballo será nomeado arcebispo de Mérida-Badajoz, antes do final do verão.

 “O que o Santo Padre vai me confiar? Ele ainda não me contou, e eu entendo que com tanto tempo pela frente, isso é o melhor." O Reitor-Mor dos Salesianos, Ángel Fernández Artime, revelou esta semana em carta aos Salesianos o encontro que teve com Francisco na terça-feira, e do qual partiu a decisão de antecipar sua renúncia como líder da congregação fundada por Dom Bosco. Depois de 31 de julho de 2024, “apresentarei minha renúncia ao cargo de Reitor-Mor por ter sido chamado pelo Santo Padre para o serviço que ele me confiará. Ele me informou isso”.

Depois da surpresa, e da pergunta sem resposta, surgem novas perguntas. Qual é o serviço que o Papa solicitará a Fernández Artime? Fontes consultadas pela RD, que confirmam que Francisco “tem” o salesiano “na linha da frente”, admitem que este tipo de decisão “está apenas na cabeça do Papa”, mas ousam sugerir três destinos possíveis.

 Qual é? A mais recorrente (rumor que circula com insistência nos corredores da Loja) é a sua nomeação como prefeito de Vida Consagrada, em substituição ao Cardeal João Braz de Aviz. Um departamento, o dos religiosos, chamado a ter muito mais relevância no futuro da Igreja. Se fosse nomeado prefeito, Fernández Artime não teria mais como secretário o franciscano galego José Rodríguez Carballo, que (como o RD anunciou meses atrás) será nomeado arcebispo de Mérida-Badajoz. A decisão, tomada meses atrás, foi adiada por vários motivos, mas será oficializada antes do final do verão.

 O segundo destino hipotético, sem dúvida o mais ambicioso, seria a nomeação de Artime como novo secretário de Estado, substituindo Pietro Parolin, que neste outono comemora uma década como 'número dois' no Vaticano. O salesiano é um grande conhecedor da realidade mundial, e sua experiência à frente da segunda maior congregação do mundo - depois dos jesuítas - lhe confere uma capacidade de negociação política, cultural e social difícil de comparar. É verdade que seria a primeira vez, em séculos, que nem o Papa nem o Secretário de Estado do Vaticano seriam italianos e, sem dúvida, a primeira vez que ambos (o Santo Padre e seu número dois) teriam o espanhol como sua língua materna. .

Por fim, as 'sugestões' do Vaticano apontam para a possibilidade de Francisco querer criar uma figura específica, uma espécie de 'delegado papal plenipotenciário' para o Grande Jubileu de 2025, com um sonho ambicioso, 1.700 anos depois de Nicéia: alcançar o longo a esperada unidade. , que pode ser firmada de alguma forma, modificando inclusive (como aponta o Instrumentum Laboris do Sínodo) a função do Bispo de Roma, com ortodoxos e anglicanos. Um sonho difícil de concretizar, mas que faz parte do 'corpus' doutrinário e espiritual deste pontificado, que ninguém duvida que pisou no acelerador.

 “Aceito o novo serviço na Igreja sem o ter procurado ou desejado”, respondeu Fernández Artime, sem sequer saber a missão que lhe vai ser confiada. Um forte gesto de obediência e fidelidade ao Papa, que também se repetiu em outros encontros privados que o Papa manteve nos últimos dias com outros neocardeais. Entre eles, o arcebispo de Madrid, José Cobo, que se encontrou com Francisco esta quinta-feira, no seu primeiro encontro a solo (é mentira, como tantas outras, a alegada informação de que o sucessor de Osoro teria insistentemente deslocado a Roma para 'preparar' o seu encontro).

 

Fonte: Religião Digital

Religião Digital(www.religiondigital.org) é o principal portal de informação religiosa em espanhol do mundo. Criado no ano 2000 pela mão de seu fundador e diretor, José Manuel Vidal, é o decano da informação sócio-religiosa em espanhol, e o meio mais relevante.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.