Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, aconteceu um evento online com a temática “O Papel do Educador Social” para o encerramento das atividades anuais do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador- CESAM/GO.
O assessor convidado foi o Professor Guilherme Cechelero, educador, cientista social, especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e especialista em Programação Neurolinguística.
Essa formação teve como objetivo refletir sobre o papel do Educador Social, na perspectiva do público alvo do CESAM, os Adolescentes e Jovens, considerando a sua realidade e as etapas do seu desenvolvimento humano. O momento suscitou diversas reflexões sobre o processo educativo e da relação educador-educando, entre muitas, destacamos a proteção como princípio do Educador Social, o envolvimento com o processo de desenvolvimento humano dos educandos (físico, psicológico e moral), a disciplina e também a prática do Educador Social em diversas situações.
Além da Equipe do CESAM/GO, participaram deste evento, educadores do CESAM/DF e do CESAM/MG, além da Andressa de Oliveira Lima, Analista de Aprendizagem, Ação Social e Educação do Centro Inspetorial. Segundo ela:
“Esta capacitação possibilitou refletirmos sobre o nosso papel social enquanto educadores, pois desenvolver uma educação alinhada a ferramentas como ética e valores não é tarefa fácil, principalmente quando nos deparamos com uma diversidade de situações dentro dos ambientes de formação. Ensinar não é um ato neutro, sobre essa questão, afirma-nos Cortella: “os processos pedagógicos também não são neutros, estando emersos no tecido social e tendo, ainda, a tarefa de elaborar o indispensável amálgama para a vida coletiva, sendo conservadores e inovadores; é como tal que esses processos devem ser enfocados e compreendidos”. (CORTELLA, 2008, p. 42).”
A Educadora do Módulo Cidadania do CESAM/GO, Liss Crisciny, expressou sua satisfação com a formação dizendo:
“Gostaria de começar minha fala agradecendo. Guilherme propiciou a todos os participantes uma oportunidade de crescimento ímpar ao esclarecer o papel do Educador social enquanto inspirador e responsável por tocar com respeito na vida dos Educandos para além da tarefa de compartilhar os conteúdos de grade curricular. Que tenhamos a ousadia de perseverar na missão com louvor. Obrigada ao CESAM Goiás por esta oportunidade.”
Diante de tantas reflexões provocadas pelo professor Guilherme, destacamos algumas afirmações importantes:
- o Educador Social, precisa ter como princípio, a proteção do Adolescente;
- o Educador Social, precisa ser inspiração e pra inspirar precisa ter congruência;
- o Educador Social, precisa se envolver no processo de desenvolvimento do educando;
- o Educador social, precisa ter o ato de educar, como um Projeto de Vida, não apenas como profissão.