Qual a proposta do Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio apresenta uma proposta de reformulação da última etapa da Educação Básica. Essa proposta, oficializada e publicada através da Lei nº 13.415/2017, apresenta um modelo de aprendizagem focado no desenvolvimento de competências e habilidades, além deformar alunos críticos, cidadãos e protagonistas. É uma das mais significativas mudanças da educação brasileira ocorrida desde 1996, após a LDB 9394/96.

Objetivo

O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Pressupostos para uma nova educação

De acordo com Maria Leoneide, Mestre em Educação, em entrevista à Rede Salesiana Brasil (RSB)

“As mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – comas exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para avida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.”

Estrutura do Novo Ensino Médio

Para tal, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, sendo uma das mais relevantes, a ampliação na previsão da carga horária do estudante que totalizará, de maneira mínima, 3.000 horas, podendo também, serem distribuída em, no máximo 1.800 horas para a formação geral e no mínimo 1.200 horas para os itinerários formativos.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são uma das novidades da proposta Novo Ensino Médio que permite aos estudantes escolherem em qual área do conhecimento desejam se especializar.

O Ministério da Educação explica que os Itinerários Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Áreas de conhecimento

A BNCC preconiza quatros áreas de conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) as quais englobam um conjunto de habilidades e competências que aprofundam e consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.

Novo Ensino Médio Salesiano

Para Paulo Rogedo e Luciano Carielo, gestores pedagógicos da Inspetoria São João Bosco (ISJB), a escuta tem papel estratégico em momentos de decisão. Por isso, foram criados espaços de diálogo e reflexões com a comunidade escolar para mapear as expectativas e estabelecer diretrizes pedagógicas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.

Com foco na inovação, o Novo Ensino Médio das escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco recebeu uma identidade visual própria, que tem os estudantes como protagonistas de suas escolhas. "A marca i9+ foi criada de forma colaborativa e representa bem a proposta inovadora elaborada conjuntamente com os alunos e a comunidade escolar'', afirma Igor Gomes, gerente de comunicação e marketing.

Atentos ao legado de São João Bosco continuamos empenhados para que “Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

Leia também:

1.   Base Comum Curricular (BNCC);

2.   Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, atualizadas pela Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Educação;

3.   Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos, Portaria 1.432;

4.   Lei 13.415 de 16/02/2017 altera a LDB 9.394/96;

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