A Inspetoria São João Bosco / Salesiano, instituição mantenedora do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM) fundado em 1973, com atuação em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal) está comprometida no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, sobretudo os mais vulneráveis.
Nos últimos anos uma série de iniciativas do Governo federal tem ameaçado a continuidade do Programa de Aprendizagem. A MP 1.116/22 e o Decreto 11.061/22 publicados em 04/05/22 alteram artigos importante da Lei de Aprendizagem com pretexto de instituir um programa de estímulo à contratação de aprendizes, no entanto essas alterações geram a precarização do programa de aprendizagem e em alguns casos abre precedente para a possibilidade de desvirtuamento do contrato de trabalho, além disso, reduzem o alcance da cota.
Diante disso, o CESAM tem participado de diversas ações de mobilização nas esferas estaduais e federal para garantir espaços com ampla reflexão e diálogo das entidades sociais de aprendizagem, representantes do Poder Público e principalmente dos jovens público alvo da MP.
Alguns espaços de incidência do CESAM
Jovens aprendizes do CESAM/DF participaram ontem (11/05) no debate entre o representante do Ministério do Trabalho e a representante do Ministério Público do Trabalho.
No CESAM/MG, os jovens participaram de oficina sobre a MP 1.116/22 e suas implicações para o desenvolvimento pessoal e profissional .
No CESAM/ES, também realizou momentos de diálogo com os jovens e colaboradores sobre a Medida Provisória e a importância da participação deles nos ambientes de discursão sobre a lei de aprendizagem.
Clique aqui e acompanhe os processos de discursão sobre a Medida Provisória n° 1116, de 2022