No último sábado do mês de novembro, dia 30/11, o Oratório Festivo Dom Bosco realizou o evento Mostra Cultural 2024, cujo tema foi em referência ao mês em que celebramos a Consciência Negra. 

O evento que já acontece há alguns anos no projeto,  tem como objetivo promover a valorização  da história e da cultura dos povos africanos e afro-brasileiros, bem como suas contribuições, especialmente para o território em que nossa Instituição é estabelecida, assim como  oportunizar a todos de ter contato com  o resultado do trabalho realizado ao longo do ano no Oratório.

Portanto, com a apresentação da capoeira, danças, exposição do material confeccionado no artesanato, desenhos, poesia, tudo elaborado com as crianças e adolescentes que participam das atividades da Escola Sócioesportiva aos sábados.

Nesse momento tão especial, recebemos a professora, filósofa, escritora e mestre em relações étnicos-raciais, Gisele Rose da Silva, que contou  sobre sua trajetória no Jacarezinho, da relação com a nossa Instituição, e, principalmente, compartilhou um pouco do seu conhecimento, enriquecendo de forma tão especial a nossa manhã e presenteou alguns adolescentes com livros escritos por ela ou com contribuições dela.

Participaram também os trancistas Bianca Caldas e Glauber Sabino que em mais um ano marcaram presença nesse dia tão especial.

O evento foi finalizado com a entrega das cordas da capoeira, um ato simbólico, de transição e reconhecimento do progresso dos educandos dentro dessa prática, evidenciando os diferentes níveis de habilidades e conhecimentos que um capoeirista atinge ao longo da sua jornada.  

Essa parte do evento foi conduzida pelo mestre de Capoeira Thiago Baia, que com outros mestres de capoeira presentes, abrilhantaram mais ainda a nossa manhã de sábado, ao som de berimbaus, atabaques, pandeiros e os cantos, criando uma atmosfera de energia, interação e profunda conexão entre todos.

A discussão sobre a consciência negra no espaço educacional é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Para crianças, adolescentes e jovens, é essencial compreender a importância da história, da cultura e dos desafios enfrentados pela população negra ao longo do tempo.  

É a forma de sensibilizarmos nosso público para que cresçam conscientes da necessidade de ajudar na construção de uma identidade plural, com respeito àdiversidade, com senso de pertencimento, combatendo o racismo e procurando desenvolver cada vez mais um ambiente inclusivo, justo e fraterno.  

 #MostraCultural#Salesianos #EAMC #ConscienciaNegra #Identidade #Pertencimento #Cultura#Educação

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.