Entre os dias 13 e 15 de janeiro, os adolescentes e jovens do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia participaram de uma formação com as lideranças juvenis salesianas. A atividade é uma das iniciativas propostas pela gestão atual dos líderes eleitos em votação direta e que agora compõem o conselho de representação dos jovens do Programa de Socioaprendizagem.

Cada período de capacitação teórica do programa possui duas lideranças juvenis, que são porta-vozes dos aprendizes. Eles atuam ouvindo as demandas dos jovens, propondo iniciativas e participando de reuniões com a equipe diretiva do CESAM Goiânia. Dedicada ao reforço de normas e regras institucionais, a formação conduzida pelos representantes é uma das atividades mais importantes do mandato e foi realizada com todos os módulos do programa.

Entre os temas discutidos, os representantes abordaram as solicitações feitas no período de eleições e destacaram a importância de manter os ambientes de formação limpos e organizados. Além disso, os jovens também reforçaram as diretrizes de segurança da instituição e a obrigatoriedade do uso correto do uniforme e crachá do CESAM Goiânia.

A educadora Isamara Santana explica que a formação estimula o protagonismo juvenil e contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a consciência cidadã. “Além de esclarecer dúvidas importantes sobre as normas da instituição e o processo de envio de justificativas de faltas, por exemplo, o encontro proporcionou um momento de diálogo transparente, gerando maior proximidade entre os líderes e os aprendizes que os elegeram.”
A aprendiz Laís Stephanie está no módulo de cidadania e é uma das lideranças juvenis salesianas. Para ela, a formação é muito importante para os jovens conhecerem melhor sobre a instituição, compreenderem a necessidade das diretrizes institucionais e saberem como se portar como aprendiz, profissional e cidadão. “É uma atividade que acrescenta muito na nossa trajetória de vida e visão de mundo. Também é uma forma de nos ajudar a se relacionar melhor uns com os outros, tanto no meio corporativo quanto em sociedade.”
Para a aprendiz Julhya Gabrielly Rezende, a iniciativa é muito relevante não só para reforçar regras e normas, mas para a conscientização dos jovens e adolescentes sobre responsabilidade e respeito. “Eles tiraram bastante nossas dúvidas e explicaram tudo que não sabíamos ainda. Ver meu líder conduzindo essa atividade com tanta excelência me deixou bastante feliz por estarmos sendo representados e participando de algo importante.”
A formação também foi uma oportunidade para as lideranças juvenis salesianas promoverem a integração dos aprendizes entre os módulos e também com a trajetória da instituição. Nos encontros, os jovens assistiram reportagens em celebração aos 50 anos do CESAM Goiânia, incluindo a comemoração do Jubileu de Ouro e a atuação social da instituição. Como resultado, os vídeos originais das matérias tiveram alto engajamento dos aprendizes em visualizações e curtidas.
Isamara ressalta a relevância da inciativa para o desenvolvimento dos aprendizes por ser uma atividade idealizada por eles mesmos. “Ela reflete o desejo genuíno da juventude em contribuir com os colegas, com o Programa de Socioaprendizagem e com seu próprio crescimento. A participação ativa dos jovens na formação mostra o senso de pertencimento e também a auto responsabilidade que eles têm na instituição.”
Para a educadora, a formação realizada pelas lideranças juvenis salesianas é uma inspiração para os aprendizes exercerem a liderança de maneira responsável e engajada. “Além de fortalecer o ambiente coletivo e o compromisso com o CESAM Goiânia, este é o resultado de uma formação que vai além do aspecto profissional. Aqui, eles estão exercendo a autonomia, o trabalho em equipe e, principalmente, sendo protagonistas de seu projeto de vida.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.