A Jornada Missionária Salesiana 2022 aconteceu entre os dias 18/07 e 24/07 na Inspetoria São João Bosco.
Este ano, a Jornada Missionária teve a participação de mais de 500 jovens e adolescentes que foram convidados a vivenciar experiências de fraternidade, espiritualidade e solidariedade a partir do tema “Com Cristo, educar com amor”.
Nas cidades de São João Del Rei, Belo Horizonte, Niterói, Campos dos Goytacazes, Goiânia, Silvânia e pela primeira vez na cidade de Palmas no Tocantins.
Em Minas Gerais, na cidade de São João Del Rei/MG, a abertura da Jornada Missionária Salesiana aconteceu no dia 18/07 com a celebração eucarística no Santuário São João Bosco e contou com a participaram mais de 150 adolescentes e jovens de Araxá e São João Del Rei, assim como, os formandos salesianos, aspirantes e pré noviços.
Na presença de Belo Horizonte/MG iniciou no dia 21/07, com atento às orientações dos órgãos de saúde municipal, a missão deste ano inovou com uma proposta de imersão no universo digital.
Segundo, Janes A. Fioroti, a experiência missionária deste ano desejou ir além do trabalho em grupo, na Jornada Missionaria de BH as equipes se transformam em “plataformas” de colaboração e trabalho mútuo, esse trabalhos missionários tem propiciado dar asas à imaginação dos missionários para criar redes que tenham sua face juvenil, por isso os nomes das “plataformas missionárias", que os jovens estão trabalhando são: IntaGramers, Tiktokers, Twitters e Youtubers e suas ações podem ser muito mais facilmente compreendida e tocada por essa ação. Que o espírito missionário e inovador de Dom Bosco seja nossa inspiração.
No Espírito Santo, em Vitória, as ações foram desenvolvidas entre os dias 18 e 24 de julho, na Paróquia Santo André Apóstolo, na cidade de Castelo/ES, com a participação de mais de 40 jovens missionários das obras salesianas capixabas. Durante estes dias, os jovens realizaram trabalhos voluntários com a comunidade, Oratório Festivo itinerante, momentos de espiritualidade e formação, além de visita às casas das famílias da comunidade da Paróquia, levando uma mensagem de paz, amor e esperança.
No mesmo período, ocorreu a Semana Missionária da Juventude Salesiana na Presença Salesiana de Niterói/RJ que neste ano contou com a participação dos membros da Família Salesiana de Resende/RJ.
O Salesiano Pe. Denis Dutra Marques participou da recepção dos missionários juntamente com o Coordenador de Pastoral, Seminarista Vanderlei Tonani, e os Assistentes de Pastoral dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, Celso Gomes e Renato Freitas, respectivamente.
Uma das participantes do grupo da Juventude Missionária Salesiana de Niterói, Juliana Brandão, de 19 anos, afirmou que a Semana Missionária superou suas expectativas. “Eu vou levar muita coisa para minha vida, para minha casa. Eu só tenho a agradecer por estar participando dessa oportunidade.”, conclui a jovem.
Ainda no estado do Rio de Janeiro, a presença Salesiana de Campos dos Goytacazes realizou a Jornada nos dias 21 a 24 de julho. Participaram das atividades 24 jovens alunos do Instituto Dom Bosco (IDB) e os jovens do grupo Ruah da comunidade de Ururaí, com alegria e entusiasmo, puderam compartilhar experiências, rezar, conhecer as famílias da comunidade de Ururaí em Campos do Goytacazes.
Durante a Jornada aconteceram momentos de espiritualidade e formação conduzidas pelos salesianos P. Terra, P. Júnior e o Diácono Kauê e no período da tarde os jovens realizavam visitas às famílias da comunidade de Ururaí .
Em Goiás, na Presença Salesiana de Goiânia, a Jornada Missionária aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de julho. Foi um momento de partilha e de animação pastoral dos jovens missionários dos ambientes de missão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia São João Bosco e do CESAM/GO.
Durante o Encontro, os jovens participaram de momentos formativos e estiveram presentes em ações missionárias. No trânsito, puderam comunicar Cristo através da evangelização por cartazes e de forma verbal para as pessoas no momento de parada do semáforo.
Assim como, no Parque dos Buritis, onde os missionários levaram o Evangelho e o carisma salesiano acompanhado de um chocolate às pessoas que estavam no parque.
Na Presença Salesiana de Silvânia, a participação dos jovens da paróquia salesiana foi bem significativa. Segundo o Diácono Guitielles foi um momento de resgate de uma linda tradição na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim em Silvânia, após um longo período parados devido a Pandemia. Deus nos proporcionou este maravilhoso momento de ir às comunidades encontrar as família, ter o contato pessoal com as pessoas levando sempre um pouco da palavra de Deus a elas.
E finalmente no Tocantins, foi a primeira vez que aconteceu a Jornada na Presença Salesiana de Palmas, entre os dias 20 e 24 de julho. Em torno de 30 adolescentes e jovens estão dedicando parte de suas férias escolares para estarem na casa salesiana e, junto com os educadores e religiosos salesianos, vivenciarem a bonita e profunda experiência de serem missionários, evangelizando outros jovens e suas famílias.
Ao longo desses dias, os jovens participantes vivenciaram momentos de oração e formação, convivência e lazer, com esportes e passeios, e especialmente a missão de visitar famílias e rezar com elas, bem como promover oratórios festivos no território da Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Mercês.
A Inspetoria São João Bosco continua atenta ao legado do Dom Bosco e mantem empenha para que “Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.
Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Cassiana Aparecida da Silva Souza Martins; Janes Amélio Fiorotti; Ruan Costa; S. Leonardo Tadeu SDB; S. Leonardo Tadeu SDB; S. Luiz Fernando de Oliveira, SDB; S. Murilo Souza de Oliveira, SDB e D. Gutielles dos Reis Santos, SDB.