Lisboa acolhe a partir desta terça-feira (02/08) a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento inédito em Portugal com a presença do Papa Francisco e de católicos de todo o mundo.
-Mais de 1 Milhão de fiéis. É o número de participantes esperado pelos organizadores. Mais de 300 mil peregrinos de 151 países, liderados pelos espanhóis, inscreveram-se oficialmente, segundo a Fundação JMJ Lisboa, que calcula que por cada inscrição chegam mais duas ou três pessoas por conta própria. O evento vai multiplicar por três a população da capital, que tem meio milhão de habitantes. 6 dias. A JMJ acontece entre os dias 1 e 6 de agosto.
O Papa Francisco chegará no dia 2 e permanecerá em Lisboa até dia 6, com uma breve visita de duas horas a Fátima no dia 5.
- 160 Milhões de euros. Apesar de não haver números oficiais, estima-se que seja este o custo que a JMJ terá em Portugal. A Igreja vai gastar cerca de 80 milhões, aos quais se juntam 36 milhões do Estado, 35 do concelho de Lisboa e cerca de 10 de Loures.
- 4 Municípios. Os eventos da JMJ serão distribuídos em quatro cidades, entre Lisboa e as vizinhas Loures, Oeiras e Cascais. O Papa Francisco também fará uma visita a Fátima, como todos os pontífices que visitam Portugal.
- 737 Bispos registrados, dos quais 29 são cardeais. A JMJ também contará com 2.600 sacerdotes que se revezarão para oferecer aos peregrinos o sacramento da reconciliação no Parque do Perdão, em cinco idiomas (espanhol, português, inglês, francês e italiano).
-Cerca de 30.000 Voluntários. Jovens de todo o mundo vão ajudar na organização e desenvolvimento do evento. A maioria está focada nesta semana, mas alguns já estão em Lisboa há meses para os preparativos anteriores. Mais de um milhão de hospedagens.
As freiras do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, no bairro Lisboeta da Estrela, têm estado a cargo de preparar as hóstias que serão distribuídas durante o Dia, feitas com duas toneladas de trigo doadas por produtores alentejanos.
-Mais de 600.000 Rosários também serão distribuídos.
- Vários eventos acontecerão no Festival da Juventude. Concertos, conferências, exposições, espetáculos de teatro, cinema e competições desportivas espalhados pela área metropolitana de Lisboa, vão animar a experiência dos jovens peregrinos.
-Entre 16.000 e 20.000 agentes. Polícia, Proteção Civil, emergências médicas e tropas de outras entidades vão garantir a segurança durante a Conferência. Cerca de 2.000 polícias deslocaram-se para se juntar aos 7.000 já presentes esta semana na capital portuguesa.
-16 Dias de controle de fronteira. No âmbito do plano de segurança, desde a meia-noite de 22 de julho até 7 de agosto, foi restabelecido o controlo documental nas fronteiras portuguesas, que é feito de forma seletiva e com critérios de risco. Entre 22 e 30 de julho, quase 44 mil pessoas foram submetidas a esse controle nas fronteiras terrestres, mais de 670 mil nas aéreas e mais de 13,5 mil nas marítimas. 128 cidadãos foram impedidos de entrar.
- Sétima visita de um papa a Portugal. Francisco já esteve em solo português em 2017 para canonizar Francisco e Jacinta, dois dos pastorinhos que disseram ter visto a Virgem em Fátima. Paulo VI, João Paulo II (três vezes) e Bento XVI também estiveram em Portugal durante o seu pontificado.
Fonte: Religion Digital