Aconteceu em Barbacena-MG a Jornada Missionária Salesiana 2024, entre os dias 22 a 26 de julho, no bairro Nova Cidade, com a presença de 45 missionários das presenças salesianas de São João del Rei e de Barbacena, incluindo salesianos, noviços, as irmãs passionistas, os jovens e educadores leigos.
A Jornada Missionária Salesiana acontece todo ano na Inspetoria São João Bosco (BBH), com o intuito de continuar a ação evangelizadora como desejava Dom Bosco, tendo como missionários os jovens das nossas presenças. Neste ano, a Jornada teve como tema: “Construtores de diálogo”.
A abertura da Jornada Missionária se deu na manhã do dia 22, na capela São Camilo de Lellis, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, confiada aos padres passionistas, na Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, Pe. Eraldo Furtado de Oliveira, CP. No mesmo dia, os missionários participaram de formação no Colégio Passionista Santa Luzia.
Nos dias 23, 24 e 25 os missionários fizeram visitas às casas do bairro, levando a Palavra de Deus, divulgando o carisma salesiano e conhecendo as realidades dos residentes daquela região. O noviço Pedro Lucas (BCG) destacou que foi importante conversar com as pessoas, ouvi-las, rezar com elas e, sobretudo, realizar o mandato de Cristo em levar a sua paz aquelas casas.
Ademais, no dia 24 à tarde e no dia 26 pela manhã, proporcionaram às crianças, adolescentes e jovens algo tipicamente salesiano: o Oratório festivo. Houve uma participação de cerca de 110 pessoas do bairro, assistidos pelos salesianos, noviços, leigos e jovens missionários nas atividades do Oratório, realizados no pátio do Colégio Passionista.
O encerramento se deu no 26, no Oratório festivo São Domingos Sávio, em Barbacena, com uma confraternização entre os missionários no período da tarde, seguida pela Missa em ação de graças na Capela Semi-Pública Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo mestre de noviços e diretor da presença salesiana de Barbacena, Pe. Sedney Manja, SDB. findando com um jantar festivo. Segundo o tirocinante Rafael Alexandre, SDB, coordenador de pastoral da presença, a ação missionária não deve se reduzir à jornada, mas a partir de agora, cada jovem, cada missionário deve se empenhar para fazer do cotidiano
de suas vidas uma missão e levar essa alegria para todas as pessoas que encontrarem.
Os jovens poderão levar para sua vivência cristã e humana inúmeras experiências enriquecedoras. O contato com todas as pessoas nas visitas e com os destinatários no Oratório os fizeram compreender mais a missão da Igreja e da Família Salesiana.
Essa notícia foi elaborada pelo n. Pedro Lucas Batista Nunes da Silva (BCG)