Espanha, Itália e França lideram inscrições
No final do mês de junho a Fundação JMJ Lisboa 2023 fez um balanço do trabalho realizado até ao momento, através de um comunicado de imprensa. Informou que estão inscritos 313 mil peregrinos com processo de inscrição finalizado e que representam 151 países.
Os países com mais peregrinos são a Espanha com 58 531, seguida da Itália com 53 803 e a França com 41 055. Só depois aparece Portugal com 32 771 peregrinos e os Estados Unidos da América em quinto lugar com 14 435.
De sublinhar que 70% dos peregrinos que finalizaram a sua inscrição requereram alojamento, totalizando mais de 200 mil inscrições para alojamento neste momento. "Através das Paróquias nas Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) a JMJ Lisboa 2023 já identificou 7138 Famílias disponíveis para acolherem jovens peregrinos nas suas casas", pode-se ler na nota da Fundação JMJ Lisboa 2023.
"A grande maioria dos peregrinos inscritos para a JMJ Lisboa 2023 (cerca de 90%) requereu o apoio de alimentação, totalizando neste momento 289 mil jovens. Está já contabilizado pela JMJ Lisboa 2023 o fornecimento de quase 3 milhões de refeições", refere o comunicado.
De especial significado é o número dos voluntários que com o processo de inscrição concluídos são ao momento 22 282 que vêm de 143 países.
Um milhão, entre inscritos e não inscritos
Recordemos que no passado dia 6 de junho, durante a apresentação do programa da JMJ 2023, D. Américo Aguiar revelou que deverão estar em Lisboa “um milhão de participantes”.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 revelou que “segundo o histórico das jornadas, por cada um inscrito participam mais dois ou três”.
“Quando nós trabalhamos em todos os cenários estamos sempre a trabalhar com o número de inscritos e com todos os outros”, acrescentou.
“Estou convencido de que estamos a falar de um conjunto de jovens inscritos e não inscritos à volta de um milhão de participantes”, declarou D. Américo Aguiar.
Na apresentação do programa da JMJ 2023 esteve presente também o cardeal-patriarca de Lisboa que assinalou ser esta uma “oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”
“Lisboa vai ter agora e Portugal inteiro uma oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”, disse D. Manuel Clemente.
Papa estará na JMJ de 2 a 6 de agosto
O Papa Francisco revelou em recente mensagem vídeo já estar pronto para a JMJ de Lisboa, tendo mostrado o seu kit de peregrino. O Santo Padre chegará a Portugal no dia 2 de agosto pelas 10h ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém pelas 10.45h. De seguida terá lugar pelas 12.15h, um encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém. Na tarde desse dia terá lugar o encontro com o primeiro-ministro António Costa na Nunciatura Apostólica pelas 16.45h e de seguida presidirá à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos pelas 17.30h, com membros do clero e dos institutos de vida consagrada.
No dia 3 de agosto, logo pela manhã à 9h o Papa estará na Universidade Católica Portuguesa num encontro com jovens universitários, seguindo-se pelas 10.30h em Cascais uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas. O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece nesse dia 3 de agosto pelas 17.45h, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.
No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via-Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.
Na manhã de 5 de agosto o Papa desloca-se ao Santuário de Fátima de helicóptero, chegando à Cova da Iria para recitar o terço na Capelinha das Aparições pelas 9.30h. Será uma curta visita que se concluirá pelas 11h, regressando a Lisboa para a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo a partir das 20.45h. Tempo ainda durante a tarde, pelas 18h para um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito.
Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, pelas 9h terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus. De tarde, pelas 16.30h, decorre o encontro com os voluntários da Jornada, no Passeio Marítimo de Algés. O Santo Padre regressa ao Vaticano após a cerimónia de despedida pelas 17.30h.