O Movimento Juvenil Salesiano reuniu hoje “cerca de nove mil jovens dos cinco continentes”, que estão em Portugal para participar na JMJ 2023, no seu ‘SYM Festival’, um encontro com música, jogos, “muita animação”, nos Salesianos do Estoril.

“Percebemos a alegria destes jovens e será um dia certamente inesquecível – “eu fiz parte disto” – vai ser algo para contar quando chegarem a casa, aos outros, e motivar para outras coisas que hão de aparecer na pós-Jornada como continuidade deste viver”, disse o padre Tarcízio Morais à Agência ECCLESIA.

O novo superior provincial nomeado dos Salesianos em Portugal salientou que são Igreja e integraram-se, desde o início, no projeto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, apresentando também a possibilidade do ‘SYM Festival’ e escolheram o dia 2 de agosto “por ser mais livre e não dispersa daquilo que são as atividades próprias da JMJ”.

SYM Festival’, um encontro com música, jogos, “muita animação”, nos Salesianos do Estoril

“Pensamos que é oportunidade de tornar vivo e tornar esta experiência bonita e capaz de comunhão e de entrega e de todo este viver”, acrescentou.

“Está a ser muito divertido”, para Vicente Oliveira, de Lisboa, estava a ser “espetacular”, queria conhecer pessoas novas e já tinha conhecido “de vários países”.

O padre Diogo Almeida, responsável pelo SYM Festival 2023, explicou que juntaram “toda a Família Salesiana”, e este encontro “é um momento importante”, de modo especial para o Movimento Juvenil Salesiano – MJS, e congregaram “cerca de nove mil jovens dos cinco continentes”.

“É uma enorme alegria ter tanta gente nesta casa; É um dia de festa, cheia de alegria, cheio de jogos, dinâmicas, apresentações, música”, desenvolveu, indicando que “o final do dia culmina com um momento de vigília” e a ‘boa noite’ vai ser dada pela madre geral das Salesianas e pelo reitor mor dos Salesianos.

O superior provincial nomeado dos Salesianos em Portugal destaca que, neste encontro no Estoril, estava “um rosto mundial dos jovens” com quem trabalham no MJS no mundo, “um bocadinho de cada parte do mundo” que quiseram congregar numa festa para que “celebrar também a espiritualidade salesiana e este carisma fantástico” que vivem todos os dias com tantos jovens no mundo.

“D. Bosco estaria muito emocionado, porque ver aqui todos os seus filhos, todas as suas filhas do mundo, reunidos numa realidade única à volta deste viver Salesiano seria algo fantástico. E estaria cheio de alegria e a fazer festa, e a jogar com eles e estando no meio deles, aproveitando esta ocasião para se apresentar como experiência de vida.”

Para Carolina Nunes, SYM Festival 2023 é uma “forma de diversão”, de conhecer novas pessoas, e de “estar com Deus de uma forma certa forma”, enquanto Miguel Manso afirmou que estaca “a gostar”, já tinha passado por “algumas lojas” e explorado “os Salesianos de Manique”.

“Quem está com os jovens todos os dias, e aprendemos de D. Bosco uma coisa fundamental e bonita, é preciso que gostemos daquilo que os jovens gostam para os levar a fazer coisas impossíveis” – Padre Tarcízio Morais

O Movimento Juvenil Salesiano está a dinamizar o ‘WYD DON BOSCO 23’, a convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo na primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que começou esta terça-feira e termina domingo (1 a 6 de agosto), “vivendo-a segundo o carisma de Dom Bosco”; o, fundador dos Salesianos é um dos patronos da JMJ Lisboa 2023, São João Paulo II declarou-o como “Pai e Mestre da Juventude”.

A JMJ é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa; Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica.

Fonte: Ecclesia

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.