Inspirados pela Estreia Salesiana de 2025: “Ancorados na Esperança, Peregrinos com os Jovens”, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e a Direção de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, representada pelo Pe. Gutielles dos Reis, promoveram, no último sábado (22), a 4ª edição do Encontro da Juventude Salesiana, no Pátio da Primeira Casa Salesiana do Brasil, o Colégio Salesiano Santa Rosa.
Este evento marca o início das atividades Educativo-Pastorais em todos os ambientes de missão da Presença Salesiana de Niterói, que conta com os Colégios Salesianos de Niterói – Santa Rosa e Região Oceânica, o Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida (CEJOMM), a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e o Oratório Festivo.

Nas palavras do Pe. Gutielles, estar no Pátio é fazer a experiência do Oratório, a experiência que Dom Bosco fazia: encontrar Deus no rosto, no olhar, no jeito de cada adolescente, de cada jovem.
“Sem dúvida alguma é um grande pátio, onde nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens se encontram, se divertem, celebram, justamente como Dom Bosco fazia no início da Congregação Salesiana. Esse encontro vem para marcar o trabalho Pastoral feito nos nossos ambientes de missão”, afirma o Diretor de Pastoral.

O ex-aluno do Colégio Salesiano Santa Rosa e Secretário da AJS da Inspetoria São João Bosco, João Irurá, explica que usou como inspiração e exemplo as atividades inspetoriais para a organização e promoção do evento, que iniciou às 7h30 com a Santa Missa e seguiu com atividades esportivas, musicais e de confraternização ao longo da manhã, essas são características e pontos fortes da pedagogia salesiana.
Os professores de Educação Física, Ronaldo (Região Oceânica), Otávio (Santa Rosa) e Rafael (Centro Juvenil Salesiano) ficaram responsáveis pela organização dos esportes, especialmente, pelo jogo amistoso de futsal, que acontece todos os anos. Os educadores confirmam o poder do esporte na integração, na saúde e no bem-estar dos jovens, além dos valores que podem prepará-los como cidadãos que procuram fazer o bem na sociedade.
Em relação à integração das juventudes, a Gerente Socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano, Elisa Rios, abordou a importância sobre eventos que promovem a interação entre os educandos do CEJOMM com os jovens de toda a Presença Salesiana.
“O encontro da Juventude é muito importante para integração, em que os educandos que vivem territórios de vulnerabilidade se encontram no Colégio Salesiano para se integrarem, compartilharem em um momento celebrativo. É isso que a gente faz aqui [no Salesiano], trazendo os nossos jovens de todos os territórios para se integrarem, com diferentes classes sociais, com todos aqueles que tem seus recursos, e eles, com os recursos deles, estão aqui: interagindo, se integrando, brincando e celebrando na alegria Salesiana.”, pontua a educadora.

Ao longo do ano letivo de 2025, a Pastoral dos Colégios, com as articulações dos grupos juvenis, promoverá outros eventos em que reforçará a fé e a espiritualidade salesiana, promovendo a integração das juventudes. O encontro foi finalizado com um pedido do Coordenador de Pastoral Renato Freitas às famílias e pessoas que cercam as juventudes: “Acompanhe e incentive os trabalhos das juventudes, para que possamos formar como Dom Bosco nos ensina: ‘Bons Cristãos e honestos cidadãos’”, conclui o educador.