A Comissão da Animação Missionária (CAM) convida, no dia 11 de julho, a rezarmos pela Intenção Missionária da Congregação Salesiana e a refletir sobre:
- "Eucaristia e a vida missionária ", pelo P. Shaji Joseph Puykunnel SDB, Professor de Sagrada Escritura Università Pontificia Salesiana Roma;
"A Igreja vive da Eucaristia". O Papa (São) João Paulo II iniciou com essas palavras a sua encíclica sobre a Eucaristia, "Ecclesia de Eucaristia", em 2003, explicando
o mistério da Igreja e da Eucaristia. A Eucaristia nutriu a Igreja ao longo da história e, na Eucaristia, Cristo continua a entregar-se a si mesmo – seu corpo e sangue –, para nutrir as nossas vidas ainda hoje. A Eucaristia está essencialmente ligada à paixão, morte e ressurreição de Cristo. Jesus, de fato, pede aos discípulos que façam o mesmo em sua memória e, ao fazê-lo, torna-se para sempre uma presença real vivificante na Eucaristia. A Eucaristia é, portanto, a pessoa de Cristo. Apaixonemo-nos por Ele!
A Eucaristia dá força ao missionário no chamado para continuar a tornar Cristo presente no mundo de hoje. A autodoação de Cristo celebrada na Eucaristia inspira a autodoação do missionário. Ele se torna, assim, sinal e portador do amor de Deus, fazendo-o sentir no seu relacionamento com as pessoas.
Dom Bosco foi um santo da Eucaristia que educou os seus jovens à Eucaristia como elemento central e ápice da sua ação pastoral. Uma das recomendações que deu aos primeiros missionários que partiram para a América do Sul em 1875 foi: "Promovam constantemente a devoção a Maria Auxiliadora e ao Santíssimo Sacramento".
Eis alguns santos modernos da Eucaristia:
- Santa Teresa de Calcutá diz: "Tão logo você entenda a Eucaristia, nunca mais deixará a Igreja. Não porque a Igreja não permite que o faça, mas porque o seu coração não lhe permite."
- São José Sánchez del Río e um adolescente mexicano, martirizado aos catorze anos e canonizado em 2016. A sua vida foi marcada por um amor ardente por Jesus na Eucaristia. Quando seus carcereiros lhe disseram para renunciar à sua fé ou ser executado, sua resposta foi: "Minha fé não está à venda".
- O Beato Carlos Acutis é um jovem adolescente italiano que morreu aos quinze anos de idade e foi beatificado em 2020. Ele alcançou a santidade em uma idade tão jovem porque a Eucaristia estava no centro da sua vida. Seu slogan era: "A Eucaristia é minha estrada para o paraíso".
- A entrevista com o Salesiano Coajuntor, Faraz Masih, SDB sobre “O que os jovens de Paquistão mais precisam?”
Caro Faraz, o tema deste mês é "Vida eucarística"; como a Eucaristia afeta especificamente a sua vida?
Como religioso, a Eucaristia é o centro da minha vida. Nela, percebo a presença real do Senhor, aquele que escolhi seguir. A Eucaristia como Sacramento torna o Senhor presente em minha vida todos os dias. Além disso, ela me coloca em comunhão, não apenas com os irmãos da minha comunidade, mas com toda a família salesiana e todos os fiéis da Santa Igreja, mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância.
O que os jovens de hoje do Paquistão mais precisam e como podemos ajudá-los?
No meu modo de ver, os jovens do Paquistão precisam de alguém que possa ser para eles mestre, pai, amigo e educador. Assim como São João Bosco foi para os jovens de Turim nos anos 1800. Os jovens do Paquistão têm muito potencial para serem bons cristãos e cidadãos honestos, apesar do fato de enfrentarem todos os dias discriminação, perseguição e violação da liberdade. Para sobreviver nesse contexto, é necessário que os nossos jovens aprendam um trabalho manual, bem como recebam uma educação mais acadêmica. Aqui, também, há muitas dificuldades, pois é difícil para os cristãos terem acesso a recursos humanos e econômicos que permitam ter estruturas educativas eficientes.
Como jovem salesiano paquistanês em formação, como vê o futuro do trabalho salesiano no Paquistão, especialmente depois que o Padre Gabo [Gabriel Cruz Trejo] – a alma da missão – foi forçado a deixar o País?
Como jovem salesiano em formação, vejo o futuro das obras salesianas no Paquistão como frutuoso, próspero e abençoado pelo Senhor, porque tudo o que fazemos no Paquistão é para a maior glória de Deus e a salvação das almas. Gostaria de evidenciar que, quando Deus confia a alguém uma missão a ser cumprida, Ele também garante os meios necessários para o seu sucesso. Os salesianos no Paquistão, entre os quais estava o P. Gabo, estão realizando a missão que Deus lhes confiou, imitando a abordagem de Dom Bosco de total confiança na Divina Providência de Deus, tanto em vista dos recursos humanos quanto dos meios materiais. Os salesianos oferecem um nível elevado de educação técnica e acadêmica, também graças a numerosos benfeitores que continuamente oferecem o seu apoio. Dessa forma, e graças a essa colaboração, um futuro sólido pode ser construído para os jovens do Paquistão.
Enfim, quero pedir-lhes orações pelas obras Salesianas no Paquistão.
- A intenção mensal de oração para que os Salesianos “Por uma vida eucarística".
E a Intenção Missionária Salesiana deste mês: Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos, afirma o Papa Francisco.
Continue lendo o Boletim de Animação Missionária Salesiana do mês de Julho.