Neste mês de dezembro somos convidados a rezar pelas FMA e pelos SDB que no Equador são portadores de deficiência.

Caros amigos,

A Congregação das Irmãs da Visitação de Dom Bosco (V.S.D.B.) é uma Congregação diocesana fundada pelo falecido Dom Hubert D'Rosario SDB, então Arcebispo de Shillong-Guwahati, em 1983, no 'Madonna Convent' em Nongkseh, Upper Shillong Meghalaya, Índia.

O lema da Congregação é "Vai, discípulo" (Mt 28,19). A principal finalidade para a qual a Congregação foi fundada é chegar até os pobres e necessitados e levar a mensagem de amor a todos, especialmente aos jovens das áreas rurais e urbanas abandonadas.

Acredito que é muito útil, de tempos em tempos, examinar o nosso carisma e a nossa missão e nos avaliarmos quanto ao modo como vivemos e não quanto ao que fazemos para sermos relevantes na realização da missão de Deus. É uma graça para os membros da FS terem recebido essa paixão pela pastoral.

Continuemos a ser radicais como o nosso modelo no serviço do Senhor, a nossa Mãe Maria!

Mabel Dhar VSDB

Superiora Generale

Encarnado para a nossa Salvação!

O Credo que recitamos todos os domingos ressoa de maneira especial no Natal: "por nós e para nossa salvação... e se encarnou no seio da Virgem Maria". A salvação não é o aperfeiçoamento de si, nem a autorrealização, nem o bem-estar físico ou econômico, nem a coexistência pacífica entre os povos. A salvação é a união plena com a Santíssima Trindade, que tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. Como "o único mediador entre Deus e os homens" (1Tm 2,5-6), Jesus é o Caminho que restaura totalmente a nossa amizade com Deus. Mas não termina aqui. A salvação é a relação viva com Deus que nasce na Fé, se expressa concretamente no Batismo, se fundamenta na Graça, é sustentada pela Esperança, se desenvolve ao longo da vida com atos de caridade e dá frutos na glória.

A nossa salvação é sempre uma iniciativa de Deus. Não a conquistamos nem a merecemos. Deus age por primeiro e estimula o nosso coração a responder-Lhe, no entanto, temos a liberdade de aceitar ou rejeitar o seu convite. O dom da salvação, assim como a amizade humana, envolve uma série de escolhas amorosas e de longo prazo que exigem a nossa cooperação para vivermos e amarmos como Jesus viveu e amou. Jesus Cristo, o único mediador e caminho de salvação (At 4,12), está presente em seu corpo, a Igreja. A Igreja, então, é o meio necessário pelo qual recebemos a salvação.

E quanto àqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, do Evangelho ou da Igreja?  Tudo o que é bom e verdadeiro nas culturas, nos povos, na ciência, na tecnologia e nos movimentos é "semente do Verbo" (AG 11), reflexo de "um raio daquela Verdade que a todos ilumina" (NA 2). Portanto, Deus, no seu amor e na sua misericórdia, dá a sua graça e disponibiliza para aqueles que, sem culpa própria, nunca tiveram a oportunidade de conhecer Jesus Cristo ou a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus e se esforçam na sua vida quotidiana de fazer a vontade de Deus assim como buscam  conhecer através dos ditames da consciência (LG 16).

O Espírito Santo oferece-lhes a possibilidade de entrar em contato com o mistério pascal de Cristo "da maneira que Deus conhece" (GS 22; AG, 17) e de serem salvos pelo Salvador que não conhecem, mas que os ama da mesma forma. Isso, porém, não nos isenta da missão de compartilhar o evangelho com eles. Nós, que recebemos o dom da salvação, fazemos nosso o olhar de Jesus, ardente de amor, que abraça todo o seu povo e nos envia a proclamar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (EG 1, 264, 268).

P. Alfred Maravilla SDB – Conselheiro Geral para as Missões Salesianas

"CHICOS DE LA CALLE": SALESIANOS E VOLUNTÁRIOS ENTRE AS CRIANÇAS DE RUA

Caro padre Robert, você é o diretor da obra salesiana de Esmeraldas, onde trabalha com crianças de rua. Como você ajuda esses garotos/as a satisfazerem às próprias carências?

A falta de acesso à educação básica, à saúde, à alimentação, ao desenvolvimento humano e à formação desencadeia outros tipos de problemas, como a evasão e o atraso escolar, a desestruturação familiar, a falta de moradia, o abuso infantil e a adesão às gangues. Por isso, é imperativo que, como salesianos, ofereçamos uma resposta adequada e de qualidade a essa realidade social. A Fundação Projeto Salesiano "Chicos de la Calle", de Esmeraldas, trabalha há mais de 27 anos com crianças e adolescentes de bairros marginalizados. Contamos com dois centros de referência com oratórios diários, onde é atendida uma população de 400 destinatários.

A Fundação Salesiana e a comunidade assumiram como política institucional oferecer um serviço educativo alternativo e de qualidade diante da grande necessidade e demanda de educação não atendida. Graças a Deus, contamos com o apoio financeiro da Inspetoria e suas obras, que cobrem a maior parte do orçamento, uma pequena parte dos governos locais e outra pequena parte de financiamento estrangeiro. Dentro do quadro institucional, a Fundação Projeto Salesiano desenvolve toda a sua ação educativa através dos critérios metodológicos do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O Equador é conhecido pelo trabalho com voluntários. Até que ponto, na sua Inspetoria, os voluntários estão envolvidos no trabalho com jovens carentes?

A contribuição dos voluntários (nacionais e internacionais) permite que sejam alcançados os objetivos pastorais da Fundação Projeto Salesiano. São jovens que se interrogam para dar algo a mais aos outros e ao Senhor; são jovens que querem viver intensamente a própria vocação de serviço por meio do trabalho voluntário. Todos os anos, quatro jovens vêm morar na comunidade e conviver com os salesianos e leigos em favor dessa população vulnerável.

O sonho de Dom Bosco torna-se realidade em Esmeraldas por meio dos salesianos que, com os educadores e voluntários, estão comprometidos com um mundo conforme com a vontade de Deus. A proposta educativa do Projeto Salesiano nesta cidade é um testemunho comovente da capacidade transformadora da educação e da fé. Num mundo cheio de desafios e exclusão, a dedicação e o amor do nosso patrono continuam a nos inspirar e lembrar que toda criança e adolescente merece a oportunidade de atingir o seu pleno potencial e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades.

Fonte: SDB.org

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.