Neste mês de janeiro somos convidados a rezar para que a Família Salesiana no Reino Unido valorize e apoie a diversidade dos seus membros.

Caros amigos,

"Um exército marcha sobre o próprio estômago". Napoleão era um gênio, um dos maiores estrategistas militares da história, o construtor de um vasto império. Além disso, ele era extremamente realista e conhecia bem as próprias capacidades. Ele também entendia as necessidades das pessoas que lhe proporcionavam suas magníficas vitórias. Elas precisavam ser cuidadas e alimentadas.

Estou feliz pela oportunidade que tive de contribuir de uma pequena forma para as missões salesianas no mundo todo, ajudando-as a encontrar recursos para suas necessidades materiais. Depois de um período de quase oito anos nesse serviço, estou seguindo em frente. Cumprimento todos os salesianos e todos os membros da Família Salesiana, que evangelizam por meio da educação e educam por meio da evangelização.

Desejo a vocês sucesso no novo ano e durante toda a vida em sua missão salesiana.

P. MC George

Menamparampil SDB
Membro que está deixando o Setor Missões

Uma nova geração de missionários que levam esperança

Em nossas escolas salesianas de Bruxelas, a capital da Europa, temos alunos de nada menos que 100 nacionalidades diferentes: um reflexo da grande diversidade presente nas grandes cidades da Europa Ocidental. Quando conseguimos fazer com que os jovens dialoguem de maneira respeitosa, eles descobrem uma enorme riqueza e podem aprender muito uns com os outros. A realidade multicultural e plurirreligiosa é um reflexo do nosso mundo sempre mais globalizado e interconectado.

Ao longo da nossa história partiram como missionários, para todos os continentes, centenas de irmãos da Inspetoria Salesiana BEN (Bélgica Norte e Países Baixos). Alguns deles retornaram à Inspetoria por motivo de doença ou idade. E estão presentes em quase todas as comunidades da Inspetoria, trazendo a sua experiência de outras culturas. Isso amplia o nosso mundo, a nossa convivência e a nossa missão. Às vezes, eles também nos ajudam a pôr os nossos problemas em discussão, pois veem as coisas de uma perspectiva mais ampla.

A Inspetoria BEN tem a felicidade de poder acolher jovens irmãos de outros continentes. Como na história de nossa Inspetoria sempre houve um grande vínculo com os irmãos missionários de outros continentes, há uma grande abertura para acolher essa nova geração de missionários. Eles trazem esperança a uma parte do mundo onde há poucas vocações locais para a vida consagrada. Com entusiasmo renovado, eles aproximam-se dos jovens e não têm medo de dar testemunho da sua fé. Os jovens a quem são enviados também não têm dificuldade para aceitar os nossos jovens missionários porque estão acostumados a viver em uma sociedade muito diversificada.

Também nas nossas comunidades, a diversidade é inegavelmente enriquecedora. Ouvir uns aos outros faz com que diferentes visões e culturas dialoguem tornando a convivência mais fascinante: uma bela forma de sinodalidade. Diversas gerações e culturas sob o mesmo teto desafiam a vivermos com fidelidade a nossa vocação e a não nos fecharmos em nosso próprio mundo. Assim, as nossas diversas comunidades dão um testemunho contagiante de como viver e trabalhar juntos na sociedade multicultural a que somos enviados.

P. Wilfried Wambeke SDB

Delegado inspetorial para a formação

e diretor da comunidade formadora de Oud-Heverlee

A DIVERSIDADE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE NA GRÃ-BRETANHA

Padre Saju, a província GBR é uma das mais diversificadas em termos de origem dos seus membros. Como você vê essa situação depois de 13 anos de presença aqui?

Com mais de 130 anos de presença salesiana na GBR, a diversidade das pessoas, comunidades e culturas criou um ambiente adequado para o trabalho e o apostolado salesiano. A GBR foi uma das inspetorias que forneceu missionários e apoio financeiro a várias missões de língua inglesa por mais de meio século. Hoje, o contexto e a presença salesiana se transformaram; a GBR começou a capacitar os leigos para liderar, orientar e colaborar na missão.

Participei dessa experiência extraordinária por 13 anos, como estudante e depois como membro da Inspetoria. Foi uma redescoberta maravilhosa da minha vocação salesiana. Entrar na escola salesiana de Londres, no meio de arranha-céus com comunidades e jovens economicamente desfavorecidos, abriu os meus olhos para reconhecer a grande riqueza disponível ao apostolado salesiano. A situação oferece uma oportunidade para ser um verdadeiro salesiano nesse contexto.

Quais as oportunidades oferecidas por essa diversidade para a presença salesiana no Reino Unido?

A chegada de novos missionários ao Reino Unido foi uma surpresa e uma preocupação para muitos. No entanto, eles enriqueceram a vida e a missão salesiana na Inspetoria. Como na Igreja primitiva, a presença missionária está criando raízes mais profundas na Inspetoria. Os missionários oferecem:

  • Maiores oportunidades de trabalhar com diferentes comunidades e culturas.
  • Oportunidades de ver jovens salesianos trabalhando na escola, na paróquia e disponíveis nos pátios.
  • Missionários profissionalmente qualificados em nível local e preparados para enfrentar uma exigente sociedade de consumo.
  • Abertura para trabalhar e orientar por jovens e líderes leigos em nossas escolas, paróquias e centros de espiritualidade.
  • Testemunhar a pobreza evangélica, a castidade e a vida comunitária em uma cultura que poderia ser diferente.

Você tem alguma preocupação quanto ao futuro salesiano na Grã-Bretanha?

A vida salesiana certamente cresceu ao longo dos anos e há uma presença visível de jovens salesianos na Inspetoria. No entanto, o desafio mais preocupante ao olhar para o futuro é a falta de vocações para a vida salesiana. Com a firme esperança de que a presença e o testemunho da vida salesiana levem cada vez mais jovens a seguir os passos de Dom Bosco.

Fonte: SDB.org

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.